10 atrações imperdíveis em SP para amantes da natureza e ecoturismo

Crédito Maristela Colucci - MTUR

São Paulo é um estado conhecido por sua vibrante metrópole, mas também abriga um mundo de maravilhas naturais e experiências de ecoturismo ainda pouco exploradas. Da exuberância de suas florestas urbanas às praias paradisíacas da costa. Assim como os parques cheios de aventura e as atrações culturais nos arredores da capital, o destino surpreende por sua diversidade e riqueza de atrações para todos os gostos. 

Pensando nisso, neste guia, convidamos você a descobrir 10 joias naturais paulistas. Perfeitos para quem busca escapar da rotina e mergulhar em cenários de tirar o fôlego, os lugares reúnem trilhas, cavernas, ou até mesmo um toboágua radical para elevar a adrenalina. Descubra:

Parque Estadual da Cantareira: O parque é uma boa surpresa para quem pensa que a capital paulista só tem prédios! Com trilhas que atravessam densas florestas, o local é um refúgio para a fauna local e um paraíso para os amantes da natureza. Além disso, no Núcleo Engordador, conta com uma cachoeira refrescante para completar o roteiro. Enquanto seus mirantes oferecem vistas panorâmicas da cidade e seus arranha-céus.

Crédito Maristela Colucci – MTUR

Ilhabela: Localizada no litoral norte de São Paulo, Ilhabela encanta com sua beleza natural. O arquipélago é um santuário ecológico, com mais de 85% de sua área sendo Mata Atlântica preservada. Suas praias, algumas acessíveis apenas por trilhas ou barco, são ideais para esportes náuticos e relaxamento. Entre os destaques estão as faixas de areia de Castelhanos, Curral e Bonete. Já as trilhas ecológicas levam até cachoeiras escondidas e oferecem oportunidades para observar a rica biodiversidade marinha.

Parque Estadual do Jaraguá: O Parque Estadual do Jaraguá é um convite à aventura e ao contato com a natureza. O lugar tem trilhas ecológicas que levam a mirantes espetaculares. Além de abrigar o Pico do Jaraguá, o ponto mais alto da capital paulista. Além disso, a área é rica em fauna e flora nativas, oferecendo oportunidades únicas para observação de aves e fotografia da natureza.

Ubatuba: Conhecida como a capital do surf, Ubatuba é um paraíso para os amantes de praias e biodiversidade. Isso porque sua costa tem mais de 100 praias para todos os gostos. De calmas baías a praias com ondas perfeitas para a prática do esporte. A cidade do Litoral Norte também é um ponto de encontro para observadores de aves e amantes da natureza, graças às suas reservas de Mata Atlântica preservadas.

Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR): O PETAR é um destino de tirar o fôlego para os aventureiros. Com mais de 300 cavernas, algumas abertas para visitação, o parque oferece uma experiência única de espeleologia. Além das cavernas, conta ainda com trilhas pela mata, cachoeiras e rios. Sendo ideal para atividades de ecoturismo e observação da rica biodiversidade local.

crédito Marco Ankosqui – MTUR

Campos do Jordão: Esta charmosa cidade no alto da Serra da Mantiqueira dispensa apresentações. Afinal, é um dos destinos mais famosos do estado, com seu clima de montanha e paisagens naturais perfeitas para o inverno. Porém, é ideal também para quem procura trilhas, passeios a cavalo, e atividades ao ar livre durante as outras estações. Seu cenário encantador de montanhas e florestas de araucárias é ideal para relaxar e se conectar com a natureza. E entre os atrativos de destaque estão o Amantikir e o Museu Felícia Lerner.

Brotas: Brotas é conhecida como a capital da aventura em São Paulo. Ou seja, é o destino ideal para os amantes de adrenalina. A cidade oferece uma variedade de atividades ao ar livre como rafting no Rio Jacaré-Pepira, tirolesas, canoagem e rapel. 

Parques aquáticos em São Paulo: O estado de São Paulo conta com alguns dos parques aquáticos mais visitados do Brasil, como o Thermas dos Laranjais e o Wet’n Wild. Espalhados pela região metropolitana e interior, esses locais têm grande variedade de toboáguas, piscinas e atrações aquáticas para quem gosta de aventura e diversão. Além disso, são ideais para se refrescar no verão e relaxar no inverno, afinal, muitos deles têm águas quentinhas!

Jardim Botânico de São Paulo: Ainda para desconstruir a ideia da selva de pedras de SP, o Jardim Botânico é um oásis verde na Zona Sul da cidade. O espaço abriga uma vasta coleção de plantas nativas e exóticas, incluindo um impressionante orquidário. Com lagos, trilhas e áreas de piquenique, é o lugar perfeito para um passeio tranquilo e educativo sobre a flora brasileira.

crédito https://www.saopaulo.sp.gov.br/

Portanto, quem está visitando a capital paulista a trabalho, ou mesmo a lazer, pode estender o seu roteiro para conhecer algumas dessas maravilhas naturais que o estado oferece. A surpresa é garantida!