
Em sua 12ª edição, o programa Governo Presente ofereceu mais de 8,5 mil atendimentos no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) João dos Santos Braga, na avenida Curaçao, na Cidade Nova Cidade, zona norte de Manaus. O evento disponibilizou, no sábado (24), serviços à comunidade do bairro e adjacências, incluindo consultas médicas e exames, retirada de documentos, castração e vacinação de cães e gatos, documentos para regularização fundiária e entrega de cheques dos programas de microcrédito do Governo do Estado.
A microempreendedora Gracinete Lima foi uma das pessoas contempladas, ao receber das mãos do governador Wilson Lima um cheque simbólico do programa Crédito Rosa. “Vou usar esse dinheiro que ganhei para investir mais no capital de giro, porque esta é a terceira vez que eu empresto. O Crédito Rosa me ajudou bastante. Agora, vou comprar algumas coisas para minha lanchonete”, comemorou.
Realizado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), o Crédito Rosa oferece financiamentos que variam de R$ 500 a R$ 21 mil para incentivar pequenos negócios de empreendedoras. Ao longo do dia, 100 atendimentos foram realizados para mulheres interessadas em fomentar seus negócios.
O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) também cadastrou empreendedores no Programa Crédito Solidário que, em parceria com a Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), oferece linha de crédito com cunho social para autônomos. A equipe do FPS atendeu cerca de 50 pessoas, entre cadastros e orientações.
O Governo Presente contou com a participação de 42 secretarias e órgãos estaduais, sob a coordenação da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Unidade de Gestão Integrada (UGI) e Casa Civil, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou 1,5 mil atendimentos. Foram feitos exames rápidos, como aferição de pressão e glicemia, atendimentos com médicos especialistas como clínico geral, oftalmologista, ginecologista, urologista, cardiologista e endocrinologista. Além disso, o órgão organizou os atendimentos nos estandes de promoção à saúde, realizou atualização cadastral e atendeu pela Ouvidoria.





