A influenciadora digital cubana Dina Star foi prese nesta terça-feira (13) pelo governo comunista de Cuba enquanto fazia uma transmissão ao vivo pela internet ao programa “Todo Es Mentira”, da emissora Cuatro, da Espanha. Tudo ocorreu depois que durante a transmissão, Dina desafiou o regime comunista a admitir que o motivo dos protestos que vem ocorrendo no país é a crise de alimento e de saúde que assola a ilha.
“Não há nada. Quem tem comida é quem lidera”, afirmou a jovem na entrevista. Logo depois, Dina informou que as autoridades estavam em sua porta. “A polícia está aí, tenho que sair”, afirmou antes de deixar a entrevista, e sua amiga assumir a conversa. Nas redes sociais, foram publicados vídeos do momento em que a youtuber é conduzida.
Horas depois, Dina fez uma postagem na mesma rede sociais, com uma mensagem considerada suspeita pelos internautas. “Não vou estar no Capitolio às 14h e não estou convocando uma manifestação. Não à violência”, escreveu. Porém, diversos comentários duvidavam se realmente foi Dina que escreveu a mensagem, ou teria sido obrigada a fazê-lo. Seguidores pediram que Dina enviasse uma foto para provar que estava bem.
🚨#SOSCuba🚨
Here is the moment when Cuban state security forces attested independent journalist @Dinastars_.
She was detained while giving an interview live on television to a news outlet in Spain.#PatriaYVida https://t.co/OfErh8ALHd pic.twitter.com/JMs9SoptFG
— Giancarlo Sopo (@GiancarloSopo) July 13, 2021
🔴NO VOY A ESTAR EN EL CAPITOLIO A LAS 2PM Y NO ESTOY CONVOCANDO A UNA MANIFESTACIÓN. NO A LA VIOLENCIA #SOSCuba
— Dina Stars 🖤 (@Dinastars_) July 13, 2021
Portal Manaus Alerta