A Winity II Telecom Ltda arrematou, nesta quinta-feira (4), o primeiro lote do leilão do 5G no país. O certame virtual é realizado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e é considerado o maior do gênero da história da agência.
A operadora de telecomunicação ofereceu pouco mais de R$ 1,4 bilhão para o lote de abrangência nacional da faixa de 70 MHz — com 805% de ágio.
A Winity concorreu com as empresas NK 108 e VDF. Com a vitória, a companhia se tornará a mais nova operadora de telefonia móvel do país.
Entre as obrigações, a empresa terá de levar sinal móvel a rodovias federais e cobrir localidades sem 4G.
Regras do leilão
A abertura dos envelopes com as propostas de preço das empresas é feita por técnicos da comissão de licitação da Anatel.
Eles analisam todas as propostas encaminhadas pelas companhias. A conferência das informações busca saber em quais faixas de frequência existe competição e quais valores foram oferecidos por elas — vence quem apresentar o maior valor, segundo o edital.
As faixas de frequência licitadas são de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. Também é analisado se as empresas interessadas no leilão se comprometem em cumprir com os requisitos mínimos do edital. Só a partir disso, as proponentes estão aptas a seguir na disputa.
Com informações da Infomoney