Wilson Lima reinaugura Caic+ Dr. Afrânio Soares, no Parque 10

Foto: Roberto Carlos/Secom

Nesta quinta-feira (23), o governador do Amazonas, Wilson Lima, reinaugurou o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic+) Dr. Afrânio Soares, localizado no bairro Parque Dez, na zona centro-sul de Manaus. A unidade é a quarta do tipo reinaugurada na capital, neste ano, após passar por revitalização e receber novas especialidades médicas.

Com o novo perfil, foi ampliado o atendimento de crianças e adolescentes, passando de 0 a 14 anos para de 0 a 17 anos. A mudança é resultado de ações do projeto Criança Amazonas, que faz parte do programa Saúde Amazonas, executado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

“Esse é o quarto que estamos entregando com esse novo conceito de Caic+. Não falamos apenas sobre a questão da estrutura ou de acréscimo de equipamentos, mas sobre o aumento das especialidades e atendimento. Nessa unidade, eram feitos, em média, 300 atendimentos por mês. Vamos aumentar, então são mais de 1.000 atendimentos a mais nessa unidade”, enfatizou o governador.

Com o Caic+, crianças e adolescentes passam a contar com novas especialidades médicas. Além da pediatria, serão oferecidos atendimentos em endocrinologia, neonatologia, reumatologia e nutrologia, com capacidade para realizar 1.584 consultas por mês.

“Essa foi a estratégia do governador Wilson Lima em aumentar a complexidade dos Caics, pois antes eles só tinham atenção primária, só tinham pediatria geral. O Estado realmente precisava oferecer mais, e essa visão do governador levou a esse projeto, o Caic+ Especialidades. São mais de oito especialidades aqui, além da pediatria geral. É a saúde avançando cada vez mais”, ressaltou Anoar Samad, secretário de Saúde.

De acordo com a SES-AM, a unidade também ofertará 2.860 atendimentos nas especialidades de enfermagem, cirurgião dentista, fonoaudiologia, nutricionista, psicologia e serviço social. O Caic+ contará ainda com serviços de imunização e triagem neonatal por demanda livre.

“Estou muito feliz por estar participando desse avanço na nossa unidade que agora passou a ser Caic+ Especialidades. No governo Wilson Lima, nós ganhamos muito, principalmente no crescimento da saúde, em especial na área das crianças, porque nós tínhamos um déficit e agora a gente está com crescimento. Isso é muito importante para toda comunidade e toda a população amazonense”, disse Valdirene Seixas, enfermeira do Caic zona sul.

A SES-AM planeja ainda a implementação do exame de apoio diagnóstico de eletroencefalograma no Caic+ Afrânio Soares, além de espirometria, que é o exame utilizado para medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões.

Reformas

Ainda neste mês, o Governo do Amazonas entregará o Caic+ Josephina Mello, localizado na Colônia Oliveira Machado, na zona sul, que já se encontra com a obra 100% concluída.

A reforma dos Caics é fruto da parceria entre a SES-AM, o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), que executou os trabalhos. A revitalização do Caic+ Afrânio Soares, incluindo a reforma e mobiliário, contou com recursos do FPS no valor total de R$ 548.088,87.

Linha do tempo

Nos quatro primeiros meses de 2022, o governador Wilson Lima reinaugurou outros três Caics, no novo formato.

Em janeiro deste ano, foi reinaugurado o Caic+ Ana Braga, a primeira unidade deste tipo de atendimento totalmente revitalizada. Com a reestruturação, os atendimentos foram de 803, em 2021, para 2.218, em janeiro de 2022, um aumento de 170%.

Em março, foi entregue o Caic+ Alberto Carreira, que supre uma demanda de atendimentos especializados e era muito esperado por moradores do bairro Compensa. Cerca de 90 mil pessoas moram no bairro, o quarto mais populoso de Manaus, na zona oeste da capital.

Em abril, o governador Wilson Lima entregou o Caic+ Dra. Maria Helena Freitas de Góes, no bairro Novo Israel, zona norte de Manaus, onde crianças e adolescentes são atendidas também nas especialidades de neuropediatria, nutrologia, ortopedia, psiquiatria e infectologia.

Como receber atendimento

O agendamento para o Caic+ Especialidades ocorre via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), seguindo critérios de prioridade e gravidade. O paciente, de 0 a 17 anos, realiza o atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e recebe o encaminhamento para os serviços do Caic+. O encaminhamento precisa ser inserido no Sisreg na unidade de saúde que solicitou o atendimento especializado.

Pais e responsáveis das crianças e adolescentes devem manter os dados do cadastro atualizados no Sistema Único de Saúde (SUS), para receber informações do status do seu procedimento, consulta ou exame.

Com informações da assessoria 

Artigo anterior‘Fake News’, diz Neymar ao negar que tenha traído namorada em festa
Próximo artigoCaso Dom e Bruno: polícia de SP prende 4º suspeito do assassinato