Wilson Lima inaugura Escola Pública de Trânsito para capacitações com inscrições já abertas

foto: Diego Peres

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta terça-feira (30), o espaço físico da Escola Pública de Trânsito (Eptran). Criada em 2021, pelo Governo do Amazonas, a unidade de formação coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) funciona no posto da instituição localizado no Shopping Manaus Via Norte, bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus.

O Amazonas é o primeiro estado brasileiro a implementar a Escola Pública de Trânsito com um programa voltado para crianças e adolescentes, o CNH na Escola, conforme preconiza a recente mudança do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Segundo o governador do Amazonas, o novo espaço passa a ficar à disposição para oferta de formações e parcerias ligadas ao trânsito, oportunizando, principalmente, uma melhor educação para o trânsito, a fim de reduzir cada vez mais acidentes graves e fatais.

“A gente está entregando hoje mais uma estrutura importante para o trânsito, com dois objetivos: de educar para reduzir o número de acidentes, o número de óbitos no trânsito; e, segundo, para a geração de emprego e renda para dar oportunidade para as pessoas, sobretudo aquelas de baixa renda”, destacou o governador Wilson Lima.

Estiveram com o governador o vice Tadeu de Souza; o secretário Nacional de Trânsito (Senatran), Adrualdo de Lima Catão; os deputados estaduais Joana Darc e Ednailson Rozenha; além do diretor-presidente do Detran Amazonas, Rodrigo de Sá; entre outros representantes de órgãos e instituições ligados ao trânsito.

A unidade possui, aproximadamente, 1.250 metros quadrados e capacidade para até 600 alunos em três turnos, contando com quatro salas de aula e uma sala de prova de Legislação de Trânsito, além de estúdio de gravação para ampliar o alcance da instituição para o interior do estado, um auditório com capacidade para 100 pessoas (podendo ser dividido em dois) e uma biblioteca com simulador de trânsito.

“Eu queria elogiar essa iniciativa do Governo do Estado e do Detran do Amazonas. É realmente uma iniciativa pioneira e ela vai ao encontro do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões. A gente vai fazer visitas em todo o Brasil, em todo o país, e aqui o exemplo do Amazonas, com essa iniciativa da Escola Pública de Trânsito, que vai ao encontro de tudo que a gente precisa”, avaliou o gestor do Senatran, Adrualdo Catão.

Serviços

Com inscrições já abertas nesta terça-feira (30), a escola vai oferecer cursos, ações e projetos educativos e de formação do Detran-AM, incluindo capacitação, especialização e atualização de servidores, de profissionais envolvidos no sistema de trânsito e do condutor infrator, além dos três projetos do programa “Detran Cidadão”: “CNH na Escola”, “Motociclista Legal” e “CNH Social”, que beneficiam amazonenses com a gratuidade no processo de formação de condutores e na emissão da carteira de habilitação.

“A escola pública tem dupla função: não apenas formar profissionais, mas transformá-los em condutores melhores no dia a dia e preparar as novas gerações, como o governador enfatizou no discurso dele. É uma determinação do Código de Trânsito e da Senatram que a gente consiga formar os condutores para o futuro”, informou o diretor-presidente do Detran, Rodrigo de Sá.

Com informações da assessoria