
Na quarta-feira (27), o governador Wilson Lima celebrou a formatura de 1 mil novos policiais militares em uma solenidade realizada na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus. Este é um marco importante para o fortalecimento das Forças de Segurança do estado, parte do programa Amazonas Mais Seguro. Os novos integrantes foram aprovados no concurso de 2022, o primeiro realizado em 11 anos, e iniciarão suas funções no policiamento ostensivo a partir de janeiro de 2024.
Compromisso com a sociedade
Durante a cerimônia, Wilson Lima destacou o compromisso dos novos policiais com a população do Amazonas.
“Vocês fizeram um juramento: emprestar apoio e ajuda incondicional ao povo do Amazonas, proteger pessoas que na maioria das vezes vocês nem conhecem. Eu vim aqui para reforçar o compromisso, sobretudo com a sociedade do Amazonas. Essa é uma das mais bem preparadas turmas da Polícia Militar, resultado da dedicação, trabalho e empenho de cada um de vocês”, afirmou.
Os formandos concluíram o curso no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e já passaram por estágio supervisionado, que incluiu patrulhamento a pé e motorizado, abordagens e atendimento ao público, sob orientação de oficiais e praças experientes.
Excelência no curso
O policial José Ferreira, que foi destaque na formação, concluiu o curso como o terceiro melhor aluno, com uma nota de 9,98. Ele recebeu um certificado das mãos do governador e comemorou o momento.
“Foi uma trajetória difícil, mas estou muito feliz e alegre de ter concluído com um ano de dedicação inteira. Estamos aqui para poder servir a sociedade amazonense da melhor forma possível e elevar o nome da Polícia Militar do Amazonas”, declarou.
Oficiais em formação
Além dos 1 mil novos praças, 100 oficiais estão em processo de formação, com previsão de conclusão em três anos. Em abril de 2024, o estado incorporou 21 novos oficiais de saúde ao quadro da Polícia Militar. Esses profissionais, formados no Curso de Formação de Oficiais de Saúde (CFOS), atuarão em diversas especialidades médicas, fortalecendo os serviços oferecidos pela corporação.
Investimentos em Segurança Pública
Desde 2019, o programa Amazonas Mais Seguro já investiu R$ 1 bilhão na Segurança Pública do estado. Entre as ações estão:
- Modernização de equipamentos: aquisição de armamentos, drones e implementação do Sistema “Paredão”, que opera com mais de 600 câmeras em Manaus.
- Valorização dos profissionais: a Polícia Militar do Amazonas tem o 5º maior salário bruto do Brasil, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
- Concursos Públicos: em 2022, além dos 1.121 aprovados para a Polícia Militar, foram convocados 253 bombeiros, 182 policiais civis, 121 agentes do Detran-AM e 40 profissionais da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).



