
O governador Wilson Lima segue investindo na acessibilidade e inclusão social no Amazonas. Na quarta-feira (12), ele realizou mais uma entrega de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência (PcD). A iniciativa faz parte do programa Inclusão sobre Rodas, criado para beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade social. Com a nova remessa de 300 equipamentos, o Governo do Amazonas ultrapassará a marca de 500 pessoas atendidas pelo projeto.
Compromisso com a inclusão
Durante a entrega, Wilson Lima destacou a meta do governo de zerar a fila de espera por cadeiras de rodas até o final de 2025.
“A nossa meta é zerar a fila daqueles que necessitam de cadeiras de rodas e até o final deste ano devemos entregar algo em torno de mil cadeiras de rodas, tanto na capital quanto no interior. Essa é uma ação importante porque estamos dando dignidade e melhor qualidade de vida não só para quem é PcD, mas para a família que acaba tendo que mudar sua rotina, fazer adaptações na sua agenda. Nós melhoramos toda a vida da família de quem tem PcD em casa”, afirmou o governador.
O evento de entrega ocorreu na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Marcantônio Vilaça I, localizada na zona norte de Manaus. Foram entregues 120 cadeiras de rodas presencialmente, e a distribuição de outras 180 unidades iniciou nesta quinta-feira (13), diretamente nas residências dos beneficiários cadastrados.
Como solicitar uma cadeira de rodas
Para solicitar o equipamento, as pessoas interessadas devem seguir um dos seguintes procedimentos:
- Presencialmente: comparecer à sede da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SEPcD), localizada na Rua Marquês de Quixeramobim, 210, bairro Flores, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
- Online: acessar o site www.sejusc.am.gov.br e preencher o formulário disponível, anexando os documentos necessários.
Beneficiados falam sobre a importância do projeto
Entre os contemplados está o paratleta Dyonath Pereira, de 32 anos, que pratica basquete e halterofilismo. Ele destacou a importância da nova cadeira de rodas para seu dia a dia e para seu desempenho esportivo.
“Essa cadeira está vindo em uma boa hora porque a nossa cadeira se desgasta muito rápido, pois a gente usa subindo ônibus, descendo calçada, pedindo ajuda para entrar no Uber, e isso reduz muito a vida útil dela. Então, essa cadeira vai ajudar nos meus treinos e no meu desempenho”, disse Dyonath.
Inclusão como política permanente
A acessibilidade para PcDs é uma prioridade para o Governo do Amazonas. Com a oficialização do programa por meio do Decreto nº 50.836, assinado em 6 de dezembro de 2024, o Inclusão sobre Rodas tornou-se um programa permanente do Estado. Além das cadeiras de rodas, outras iniciativas estão sendo planejadas para garantir mais inclusão e qualidade de vida para a população com deficiência no Amazonas.





