O governador Wilson Lima, anunciou no fim da noite deste domingo (6) pelo Twitter que acionou as autoridades federais para conter a onda de criminalidade em Manaus e alguns municípios do interior do Amazonas.
“Todo o efetivo das nossas forças de segurança está nas ruas. A ordem é agir com rigor. Estou em tratativa direta com a Casa Civil da Presidência da República, Ministério da Justiça e Comando Militar da Amazônia. Todos estão prontos para atuarmos em conjunto”, informou o governador.
Mais cedo o prefeito de Manaus, David Almeida, solicitou que fosse implantada a lei de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), dispositivo usado em caso de perda do controle da segurança pública em casos extremos.
O Comando Militar da Amazônia (CMA) emitiu nota informando que a medida era uma decisão que cabe ao presidente da República, e que até aquele presente momento, não havia sido acionado.
Todo o efetivo das nossas forças de segurança está nas ruas. A ordem é agir com rigor. Estou em tratativa direta com a Casa Civil da Presidência da República, Ministério da Justiça e Comando Militar da Amazônia. Todos estão prontos para atuarmos em conjunto.
— Wilson Lima (@wilsonlimaAM) June 7, 2021