Wilson Lima destaca ações concretas do Amazonas para redução de emissões em painel global da COP30

O governador do Amazonas, Wilson Lima, participou, na terça-feira (11), de painel de alto nível promovido pela Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e as Florestas (GCF Task Force), durante a COP30, em Belém (PA). O evento reuniu autoridades internacionais ligadas ao meio ambiente e às mudanças climáticas para debater soluções práticas que conectem a agenda global de mitigação às realidades locais na Amazônia e em outras regiões do planeta.

Leia mais

O painel foi realizado na Blue Zone do Pavilhão da Amazônia e teve como foco a ampliação da liderança e do financiamento subnacional para ações de clima e natureza, com destaque para experiências de governos que transformam compromissos em resultados concretos para a população.

Leia mais

De acordo com o governador Wilson Lima, a COP30 é uma oportunidade para mostrar ao mundo que a Amazônia já apresenta soluções concretas que conciliam conservação ambiental e desenvolvimento econômico.

Leia mais

“É importante a realização de um evento como esse na Amazônia, para que o mundo entenda quais são as nossas realidades e estejam mais conectados com as nossas necessidades. Estamos trazendo ações, projetos, decisões que são importantes e que são objetivas para atender a nossa necessidade. Não adianta virmos para a COP para a construção de uma narrativa sem que haja um compromisso firme dos países mais poluidores, dos bancos e das fontes de investimentos para fazer com que isso chegue lá na ponta e efetivamente ajude as comunidades”, destacou o governador.

Leia mais

Durante a mesa, o Amazonas apresentou os resultados do Manaus Action Plan (MAP), lançado em 2022 na capital amazonense, e do Programa Amazonas 2030, criado em 2023 para colocar em prática os princípios do MAP. As duas iniciativas integram políticas de redução de emissões, combate à pobreza e valorização da bioeconomia sustentável, tornando o estado referência mundial na execução do conceito de “floresta em pé”.

Leia mais

O governador Wilson Lima presidiu o GCF Task Force entre 2019 e 2022 e liderou o lançamento do MAP, que estabeleceu um marco de integração entre clima, floresta e desenvolvimento social na Amazônia. O documento global assinado por 38 estados e províncias de 10 países tropicais, foi concebido para integrar metas de mitigação e adaptação às estratégias de desenvolvimento humano e inclusão social.

Leia mais

Já o Programa Amazonas 2030 estabeleceu a meta de zerar o desmatamento líquido até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono, beneficiando diretamente 45 mil pessoas de 506 comunidades. A iniciativa utiliza o sistema jurisdicional de REDD+ do estado como base de financiamento e combina recursos de crédito de carbono, doações internacionais e cooperação federativa. Desde 2023, o programa já mobilizou R$ 1,2 bilhão em investimentos para projetos de conservação, infraestrutura verde e desenvolvimento humano.

Leia mais

Outras medidas

Leia mais

Entre os resultados concretos, o governador destacou a criação do Plano Estadual de Bioeconomia, a Política de Transição Energética (Peten), a Lei de Serviços Ambientais e o Sistema Jurisdicional de REDD+, além do fortalecimento de programas como Floresta em Pé e Guardiões da Floresta, que remuneram mais de 14 mil famílias por serviços ambientais em Unidades de Conservação. O estado também implantou o Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (Cemaap) e a Escola da Floresta, na RDS Uatumã.

Leia mais

Essas políticas contribuíram para uma redução contínua do desmatamento nos últimos três anos. Em 2023, a queda foi de 37,9%; em 2024, de 29%; e em 2025, de 16,9%, totalizando 1.658 km² de floresta preservada em relação ao período anterior, o menor índice da série histórica e o cumprimento antecipado das metas de mitigação do Amazonas 2030.

Leia mais

O painel contou ainda com a participação de Nathalia Uribe, secretária-geral da Regions4 e moderadora geral do evento, e de nomes de destaque internacional como Nigar Arpadarai (presidência da COP30 e Campeão de Alto Nível do Clima), Jean Lemire (governo do Canadá), Gillian Martin (secretária de Ação Climática e Energia do Reino Unido), Andréa Vulcanis (secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás) e Ewan Botha (Departamento de Meio Ambiente do Governo de Gauteng, África do Sul).

Leia mais

Com informações da assessoria

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Manaus Alerta