A Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet-AM) desarticulou um esquema de criação clandestina no sábado (15), resultando no resgate de mais de 20 animais em um imóvel localizado no bairro Jorge Teixeira. Entre as espécies estão poodles, yorkshires, vira-latas, lulus-da-pomerânia, além de gatos, galinhas, codornas, um periquito e um coelho.
A ocorrência teve início quando equipes da Sepet identificaram uma mulher transportando cães em atitude suspeita nas proximidades de uma residência que já havia sido alvo de investigação. Ao entrarem no imóvel, os agentes encontraram um ambiente totalmente insalubre, onde vários cães de raça apresentavam sinais evidentes de problemas de saúde, além de um gato mantido em uma gaiola.
Destino dos animais
Os animais resgatados receberão atendimento veterinário no Hospital Público Veterinário do Amazonas. Eles estão sob responsabilidade da Sepet e ficarão disponíveis para adoção responsável após a conclusão de todos os trâmites legais. É importante ressaltar que serão entregues aos novos tutores já castrados, vacinados e vermifugados.
Local já investigado
Em 2019, a mesma suspeita já havia sido notificada pela apreensão de dezenas de animais, entre domésticos e silvestres, incluindo cães de raça, gatos, macacos, jabutis e aves como araras, corujas e tucanos.
O cenário encontrado no sábado era ainda mais grave, com a presença de ratos mortos, grande quantidade de teias de aranha, fezes e comida estragada espalhada pela casa. As autoridades devem agora apurar responsabilidades e possíveis crimes de maus-tratos reincidentes.
Com informações da assessoria
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!