Com o intuito de ajudar na prevenção de doenças e promover a saúde, além de contribuir para tratamentos mais eficazes de agravos, com o menor uso de medicamentos, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) avançam na Prefeitura de Manaus e já são ofertadas em 80 unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), fortalecendo a assistência básica à população de todo o município.
Entre as práticas ofertadas nas unidades de saúde da Semsa estão a meditação e a ioga, além do reiki, que promove o equilíbrio emocional, físico e mental por meio da imposição das mãos, e da auriculoterapia, baseada no estímulo de pontos específicos da orelha do paciente.
A chefe do Núcleo de Prevenção de Riscos à Saúde da Semsa, Carla Azevedo, aponta que as Pics promovem o cuidado da pessoa como um todo, podendo ser utilizadas ao lado dos tratamentos convencionais de diferentes agravos e condições.
“Ela hoje é utilizada nos programas de hipertensão arterial e diabetes, inclusive no atendimento para curativo de lesões diabéticas. Contribui ainda para reduzir o uso de medicações, por exemplo, nos tratamentos de tabagismo e de quadros de dor, principalmente de pessoas idosas”, relata a gestora.
Carla explica que as Pics são integradas nos atendimentos e programas das unidades de saúde que contam com profissionais qualificados para a aplicação dos procedimentos.
A lista de unidades da Semsa que ofertam Pics pode ser consultada em pelo link www.manaus.am.gov.br/semsa/unidades/unidades-basicas-de-saude. Os estabelecimentos estão distribuídos em todos os Distritos de Saúde da Semsa, Leste, Norte, Oeste, Sul e rural.
Capacitação
Conforme Carla Azevedo, os servidores com formação em Pics na Semsa incluem profissionais de várias especialidades, dentre eles médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e farmacêuticos, que ofertam as práticas segundo a demanda nas unidades.
Políticas
Em Manaus, a Lei 2.597, de 3 de abril de 2020, instituiu a Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares na rede de saúde, com o intuito de ofertar serviços e cuidados terapêuticos complementares no atendimento aos usuários.
As Pics foram incorporadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (Pnpic), em 2006, que abrange 29 procedimentos, a serem ofertados à população de forma integral e gratuita.
Com informações da assessoria
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!