Na quinta-feira (12), a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou uma mobilização contra as arboviroses no bairro Alvorada 2, zona Oeste, como parte da Semana de Combate ao Aedes aegypti. O evento, promovido na Igreja Santa Teresinha, visou sensibilizar a população sobre a prevenção e o controle do mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya.
Durante a mobilização, foram realizadas atividades de educação em saúde, como a distribuição de folders e cartazes informativos, exposições sobre o ciclo biológico do Aedes aegypti e demonstração de equipamentos utilizados no combate ao mosquito. Segundo Edvaldo Raimundo Rocha, chefe do Núcleo de Controle de Agravos Transmitidos pelo Aedes (Nucata/Semsa), o evento reforça a importância de alertar a população, especialmente com o início do período chuvoso, que aumenta o risco de proliferação do mosquito.
Dados divulgados pela Semsa apontam que, em 2024, Manaus registrou 10.339 casos notificados de dengue, com 2.606 confirmações, além de 41 notificações de zika (27 confirmadas) e 303 casos suspeitos de chikungunya (20 confirmados).
O evento também serviu para divulgar os resultados do 2º Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024. Realizado entre 11 e 23 de novembro, o levantamento avaliou 26.698 imóveis em 63 bairros de Manaus e revelou um índice de Infestação Predial de 1,8%, classificado como médio risco.
Com base nesses dados, a Semsa elaborou um Mapa de Vulnerabilidade que identifica os bairros de maior risco:
A Semsa destacou a importância da participação popular no combate ao mosquito. O Check List 10 Minutos Contra Aedes foi reforçado como uma estratégia eficaz, recomendando que a população dedique 10 minutos semanais para eliminar criadouros.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!