Perder dados é uma situação desagradável que em algum momento qualquer usuário de tecnologia passará, seja uma perda de dados pequena ou muito importante. Você pode perder arquivos excluindo-os de forma acidental, algum dano no computador ou no próprio HD. Felizmente, há soluções completíssimas para recuperar dados do computador, mesmo quando não é feito backup ou quando o disco rígido está quebrado.
Mas você sabe exatamente o que pode causar a falha no seu HD?
É sempre importante frisar que é primordial o backup de informações regularmente, para evitar dores de cabeça se o HD for danificado.
É importante também saber as causas das falhas no disco rígido, pois assim será possível evitar tal problema:
Assim como novas tecnologias surgem para solucionar nossos problemas do cotidiano, novas tecnologias surgem para nos trazer mais problemas. Assim funcionam os vírus. É fato que toda a segurança que temos quando estamos na internet não passa de um sentimento ilusório. Enquanto navegamos entre diferentes sites, estaremos vulneráveis a softwares maliciosos, ou “malwares”.
Há diferentes vírus por aí, mas frequentemente, eles se instalam no computador e afetam diretamente o Sistema Operacional, comprometendo não só os dados, mas também todo o funcionamento do computador.
Claro que a perda de dados pode ser o menor dos problemas se pensarmos em vírus que roubam informações da vítima, comprometem dados de uma empresa inteira através das redes conectadas, etc. É só pensar no quão valiosos são bancos de dados de clientes, executivos e outros ou mesmo históricos de transações financeiras. Assim como na vida real, também é na Internet. Onde há valor monetário, há interesses.
Não fazer backups de arquivos pode ser extremamente arriscado, principalmente se você for o culpado por perder os dados. É normal excluir arquivos, fazer uma limpa de arquivos desnecessários que só ocupam espaço. E se, depois de excluir tantos arquivos inúteis, ir no embalo e acabar deletando aqueles gráficos que levaram dias para concluir? Pois é, pode ocorrer com qualquer um.
Imagine uma pluma no meio de ferragens pontudas. É mais ou menos assim que é o disco rígido, é uma peça frágil e a que quebra facilmente com mais frequência. A recuperação de dados em casos de danos físicos é possível, mas muito minuciosa e, logo, cara.
Sim, até mesmo os computadores submersos pelo grande furacão Katrina, em 2005, foram salvos com seus arquivos. Mas isso dispôs equipes de engenheiros e especialistas.
Em casos de falha de energia, há duas situações que podem ocorrer: se não salvou o trabalho que estava fazendo (artigos, edições gráficas ou de vídeo, etc), provavelmente vai perde-los após a falha de energia. A outra situação é ainda pior, a falha de energia pode causar falhas no Sistema Operacional do computador.
Esses problemas nem precisam ser quando há falha geral de energia, mas também quando há um desligamento repentino do computador, sem os procedimentos corretos.
No fim as duas situações causadas pela falha de energia resultam na mesma coisa: perda de dados.
Sendo uma continuação do tópico anterior, o corrompimento dos arquivos pode ocorrer quando o computador é desligado repentinamente. Mas além da falha de energia, a causa também pode ser uso de malwares e fechamento repentino de algum programa em execução.
O aquecimento é a causa preferida de todas as pessoas ao pensar numa resposta para os problemas no disco rígido, isso porque é uma causa muito frequente. Se, por exemplo, usar um programa pesado demais ou usar muito o sistema, e seu computador for antigo ou não tem muita capacidade para esta rotina, os ventiladores do disco rígido funcionarão mais lentamente, logo gerando aquecimento.
Ainda há muitas causas para os danos no disco rígido, mas estas são as principais. Agora veja as dicas básicas para sempre prevenir que seu HD seja danificado e acabe perdendo todos os seus dados:
De qualquer forma, o disco rígido foi danificado, o que desencadeou outros problemas no sistema do computador. E agora? A melhor solução é leva-lo a uma assistência técnica, para identificar de forma assertiva as causas e o problema em si no disco rígido. Mas, muitas vezes é perigoso perder os arquivos nessas situações. Principalmente se houver formatação. É por isso que uma boa opção é recuperar os dados do computador e armazená-los em algum dispositivo, e felizmente existem programas específicos para essa questão.
Veja algumas opções:
Essa talvez seja o software mais completo do mercado para a recuperação do computador. O Recoverit foi lançado em 2003, desenvolvido pela empresa Wondershare, e atualmente tem mais de 5 milhões de usuários por 160 países. A empresa trazendo inovações a cada ano, com diversas soluções para o dia a dia de quem usa a tecnologia (ou seja, todo mundo).
O software tem uma interface simples, que pega o usuário pela mão e dá o passo a passo prático para uma recuperação de dados com sucesso. Na verdade, o software promete restaurar os arquivos em 3 passos simples:
O Recoverit permite a recuperação de mais de 1000 tipos de arquivos. O programa é multiplataforma.
O Recuva é um software gratuito e simples. Ele pode recuperar documentos, arquivos de áudio, fotos e outros tipos de dados do HD, cartão SD, iPod e Pen Drive.
O software foi desenvolvido pela mesma empresa do CCleaner, software de limpeza. Embora seja um programa gratuito e simples de ser usado, ele não é tão potente e minucioso, além de não oferecer muitas opções de recuperação.
Mesmo que não seja intuitivo, se você tiver um certo conhecimento, vale a pena testar.
Multiplataforma, o R-Studio não foi feito para leigos em tecnologia, sendo bom apenas para quem já tem um conhecimento avançado. Isso porque o software é completo, com diversas ferramentas e opções, como:
O R-Studio suporta HD, CD, DVD, Cartão SD, USB, ZIP, Cartão de memória e outros semelhantes.
Por ser um software tão avançado e complexo, não é de se admirar que a interface seja também complexa. O R-Studio não poupa o trabalho para o usuário.
Desenvolvido pela empresa Cleverfiles, o Disk Drill está disponível para PC e Mac. Ele pode recuperar dados FAT e NTFS do HD externo ou interno.
O software tem uma interface simples e intuitiva, permitindo aos usuários mais iniciantes poderem usar o programa de forma prática. O Disk Drill oferece gratuitamente uma ferramenta de proteção do sistema.
Há a versão paga e gratuita.
Agora é só comemorar e se policiar para não perder os dados seu pc novamente!
Leia também:Brasileiros são maiores vítimas de tentativa de roubo de dados na internetGoogle oferece capacitação profissional gratuita para mulheresWhatsApp adiciona recurso de chamadas de voz e vídeo em versão desktop
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!