Reunião trata ações para prevenção ao câncer de colo do útero no Amazonas

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon) se reuniram por videoconferência, nesta segunda-feira (8), para tratar sobre ações para a prevenção ao câncer de colo do útero no Amazonas, o mais incidente entre as mulheres. Uma das medidas é a ampliação das conizações, pequena cirurgia que previne a doença.

Leia mais

Por meio das conizações, são retiradas as lesões precursoras do câncer de colo uterino, causadas pela infecção persistente de alguns tipos de Papilomavírus Humano (HPV), conhecidos como de “alto risco”. O vírus é transmitido durante as relações sexuais sem proteção.

Leia mais

FCecon

De 2017 a 2020, 1.309 conizações foram realizadas na FCecon, único hospital do Estado onde é realizado o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia mais

Uma das estratégias estudadas para ampliar as conizações é descentralizar o procedimento da FCecon, realizando as cirurgias também na Policlínica Gilberto Mestrinho, localizada no Centro da cidade, segundo o secretário executivo de Assistência da Capital, Jani Kenta Iwata, que representou o secretário estadual de Saúde, Marcellus Campêlo, na reunião.

Leia mais

Segundo Iwata, o corpo clínico da Policlínica Gilberto Mestrinho será reforçado com o retorno de profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), que atuam no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), durante a fase mais aguda da pandemia de Covid-19, entre eles médicos ginecologistas.

Leia mais

Para o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, a estratégia de abrir novos locais para a realização das conizações será de grande impacto para a redução do número de mulheres acometidas pelo câncer de colo uterino.

Leia mais

“Abrir novos locais é uma grande alternativa para agilizarmos as conizações no Estado, podendo realizar mais procedimentos e salvar mais mulheres. Com a realização da conização, você evita, na maioria das vezes, que a mulher futuramente seja portadora do câncer de colo uterino”, afirma Mourão.

Leia mais

Interior

Outra estratégia para ampliar as conizações é realizar os procedimentos em cinco municípios-polos do interior do estado, com a implantação do projeto Ver e Tratar o Colo Uterino, de autoria da médica ginecologista e chefe do serviço de Ginecologia da FCecon, Mônica Bandeira.

Leia mais

Conforme o projeto, serão realizados mutirões permanentes nos municípios-polos de Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Tabatinga e Tefé.

Leia mais

“O importante é que finalmente essas duas ações serão iniciadas. Vamos ‘conizar’”, destaca Bandeira.

Leia mais

Saúde da Mulher

A realização poderá ser feita, ainda, por meio da Clínica da Mulher, projeto que a Secretaria Executiva de Assistência do Interior (SEA Interior) estuda implantar nos municípios-polo do Amazonas para oferecer colposcopia, que é um exame realizado para avaliar a vulva, a vagina e o colo do útero de forma bem detalhada, e conização. O projeto está em estudo para implantação.

Leia mais

Com informações da assessoria

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Manaus Alerta