Prodam entrega projetos de tecnologia que vão possibilitar a expansão das atividades do Cetam

A empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) realizou, nesta semana, a primeira entrega de uma série de projetos de tecnologia que vão possibilitar a expansão das atividades do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Leia mais

Segundo o chefe da Divisão de Produtos e Marketing da Prodam, Renato Borges, o primeiro serviço entregue foi a instalação de links, ponto a ponto, e de Internet em unidades da instituição da capital. “Conectamos 15 instituições do Cetam, localizadas em diferentes regiões de Manaus, que agora contam com links dedicados de 50 e 100 Megabytes e com a garantia de um acesso de alta disponibilidade à internet”, explicou.

Leia mais

Interior 

A Prodam também já concluiu o estudo de viabilidade técnica para a conexão de unidades do Cetam localizadas no interior do Amazonas. “Vamos utilizar a infraestrutura dos projetos Amazônia Conectada e do Gasoduto Coari-Manaus para conectar, via fibra ótica, as unidades que ficam localizadas em oito municípios (Iranduba, Manacapuru, Caapiranga, Anori, Codajás, Coari, Novo Airão e Barcelos)”.

Leia mais

A previsão é que Iranduba e Manacapuru sejam os primeiros municípios a ter uma unidade do Cetam conectada, via fibra ótica, ao Datancenter da Prodam. “Nossa previsão é conectarmos essas duas unidades até a primeira semana de abril. A partir daí, nossa meta é conectarmos unidades de até dois municípios por mês, até o final do ano”, garantiu Borges.

Leia mais

De acordo com o diretor-presidente do Cetam, Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto, a conectividade é requisito básico para a realização dos cursos técnicos e de qualificação profissional do Cetam, cuja importância se evidenciou na pandemia. “É uma política de inclusão para acesso ao emprego e renda”, ressaltou.

Leia mais

Desenvolvimento

Além de infraestrutura e conectividade, a Prodam também está executando projetos de desenvolvimento de software para o Cetam. Em 2019, a empresa entregou o sistema de ofertas de cursos e, desde então, a plataforma vem cumprindo sua proposta inicial: simplicidade, praticidade e estabilidade. Agora, em 2021, serão entregues atualizações no sistema, com um novo módulo de sorteio de cursos.

Leia mais

O professor José Augusto destaca que a interiorização da oferta dos cursos profissionais é uma diretriz do Governo do Estado. “O atendimento do Cetam deve ser ampliado e atualizado com base nas diferentes matrizes econômicas dos municípios”, informou.

Leia mais

Com informações da assessoria 

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Manaus Alerta