Prefeitura alerta sobre os danos à saúde auditiva causados por poluição sonora no trabalho

No Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído, celebrado dia 29 de abril, o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest/Manaus), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, faz um alerta sobre a prevenção aos danos causados à audição do trabalhador, assim como a respeito da importância da notificação de casos de perda auditiva no Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia mais

A data foi instituída pelo Centro de Audição e Comunicação (CHC/Estados Unidos) no ano de 1996, com o objetivo de promover a conscientização mundial sobre o bem-estar auditivo e o impacto na qualidade de vida de cada pessoa.

Leia mais

Segundo a técnica do Cerest/Manaus, a fonoaudióloga Socorro Soares, o tema da ação deste ano é “Proteja sua audição, proteja sua saúde”. “A Organização Mundial de Saúde, OMS, considera a poluição sonora como o segundo maior tipo de poluidor ambiental no mundo, atrás somente da poluição do ar, o que mostra o impacto do ruído na saúde. E é importante lembrar que não prejudica apenas o sistema auditivo, mas afeta a saúde do indivíduo como um todo. Após a exposição a ruídos altos em um dia de trabalho, uma pessoa pode apresentar aumento da pressão arterial, nervosismo, insônia, cansaço, baixo rendimento no trabalho e ansiedade”, ressalta Socorro Soares.

Leia mais

No que se refere à saúde do trabalhador, o Cerest/Manaus atua com ações de vigilância da saúde auditiva, na promoção da saúde do trabalhador e prevenção aos agravos causados pela atividade laboral, assim como no monitoramento das notificações da Perda Auditiva Induzida por Ruído (Pair), no Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia mais

“A Pair é uma doença de notificação compulsória para Sistema de Informação de Agravos de Notificação, do Ministério da Saúde, mas ainda há subnotificação no país. O Cerest/Manaus atua junto às unidades de saúde para reforçar esse trabalho e orientar os profissionais sobre a importância da notificação de casos de Pair e de outras doenças e acidentes relacionados ao trabalho”, informa Socorro Soares.

Leia mais

Prevenção

A fonoaudióloga explica que a perda auditiva induzida pelo ruído pode não ser percebida no início e a prevenção é a melhor forma de evitar o agravo, tomando medidas como o controle de ruído no local de trabalho, com manutenção regular das máquinas e equipamentos para que emitam menos ruído; utilização de barreiras, silenciadores e enclausuramento das máquinas; rotatividade na função exercida no local de trabalho; alteração no ritmo de trabalho; descanso em salas silenciosas nos momentos de pausas para o trabalho; e o uso de Equipamento Individual de Proteção (EPI) de forma adequada.

Leia mais

“Esses cuidados devem ser observados em empresas, indústrias e outros locais de trabalho, especialmente ambientes de maior risco, como boates e indústrias que trabalham com máquinas e veículos de grande impacto sonoro”, avisa Socorro Soares.

Leia mais

Como a perda auditiva passa despercebida no início, é preciso ter atenção para questões como: dificuldade de entender outras pessoas (você escuta, mas não entende); quando a família sempre reclamar do alto volume da televisão; escutar um zumbido mesmo em ambientes silenciosos; dificuldade de localizar uma fonte sonora; dificuldade de dormir após ficar exposto a sons muito intensos; e ter sensação de orelha “cheia” ou “tampada”.

Leia mais

“O agravo destrói as células internas do ouvido, que não se regeneram após o dano causado. Então, caso o processo de adoecimento do trabalhador seja iniciado por um problema decorrente do ruído, ele jamais vai recuperar a audição”, alerta a fonoaudióloga.

Leia mais

Em caso de sintomas de perda auditiva, o trabalhador deve fazer uma avaliação com um médico otorrinolaringologista ou com profissional fonoaudiólogo.

Leia mais

Com informações da assessoria

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Manaus Alerta