Polícia do Amazonas qualifica policiais para conduzir cães farejadores em detecção de substâncias

Vinte e um policiais militares do Amazonas, além de representantes da Polícia Militar de Roraima (PMRR) e da Força Aérea Brasileira (FAB), estão participando do segundo Curso de Detecção de Substâncias da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). A iniciativa, promovida pela Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), visa capacitar os profissionais para o emprego de cães farejadores em diversas operações.

Leia mais

O treinamento, que teve início em 19 de janeiro e segue até 13 de fevereiro, abrange técnicas avançadas para a detecção de drogas, armas de fogo, explosivos, além de atuar em missões de busca e captura e busca e resgate. Segundo o capitão PM Matheus Andrade, coordenador do curso, a capacitação é fundamental para o aperfeiçoamento técnico e a eficácia dos serviços prestados à sociedade.

Leia mais

“É durante o curso que podemos fazer planejamentos para ações futuras, principalmente nas operações que utilizamos o nosso cão detector, como a Base Arpão. A Base Arpão é um dos melhores laboratórios para o curso, para os alunos de detecção de substâncias. Lá, eles podem ver na prática real como utilizar o cão, como conduzir e como se comporta a criminalidade que busca burlar o sistema de segurança pública para fazer o narcotráfico aqui na região amazônica”, explicou o coordenador.

Leia mais

A expectativa é formar profissionais altamente qualificados, ampliando a capacidade de resposta da segurança pública e fortalecendo o combate ao crime organizado. O curso aborda disciplinas essenciais como seleção de filhotes, compreensão do comportamento de compostos orgânicos voláteis e técnicas de busca.

Leia mais

A grade curricular inclui ainda Teoria Geral do Faro de Substâncias, Técnicas de Varredura com Cão em Ambientes Confinados (estruturas prediais e embarcações) e em Ambientes Abertos (veículos, pessoas e campo aberto), Inteligência Aplicada e Gerenciamento de Crises em Ocorrências de Alta Complexidade.

Leia mais

A CIPCães, unidade subordinada ao Comando de Policiamento Especializado (CPE), desempenha um papel crucial na segurança do Amazonas. A companhia atua em operações civis, segurança de eventos, prevenção a rebeliões em presídios, patrulhamento e cinoterapia, além de colaborar com outras forças de segurança em operações conjuntas.

Leia mais

Com informações da assessoria

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Manaus Alerta