Pessoas com mobilidade reduzida contam com atendimento domiciliar em Manaus

Cidadania ao alcance de todos. Essa é a proposta da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), que realiza a coleta de dados domiciliar para emissão de documentos como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), atendendo envelhecentes, idosos e pessoas com deficiência na capital e Região Metropolitana de Manaus.

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Como funciona o serviço

O serviço é destinado a pessoas com mobilidade reduzida que não conseguem se deslocar para acessar serviços essenciais. A solicitação pode ser feita por familiares ou pessoas de confiança no Centro Estadual de Cuidados para Idosos e Pessoas com Deficiência (CECIPcD), localizado na rua Marquês de Quixeramobim, nº 210, no conjunto Parque das Laranjeiras, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

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Documentos necessários

Para solicitar a coleta domiciliar, é preciso apresentar:

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  • Registro Civil de Nascimento, certidão de casamento ou divórcio (se aplicável);
  • Comprovante de residência;
  • Laudo médico ou documento oficial da unidade hospitalar onde a pessoa está internada.
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Cidadania em ação

O aposentado Artur Lima, de 67 anos, destacou como o serviço foi essencial para obter um documento de identificação para seu filho, Leangelo dos Santos, de 38 anos, debilitado por tuberculose e pneumonia.

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"Eu soube por um terceiro sobre o serviço e fui lá solicitar, foi rápido e o atendente disse que ia marcar o dia para realizar a coleta. Eu sou muito grato, pois eles vieram tirar esse documento que é muito importante para ele, já que ele não tem mais nenhum, pois perdeu todos no rio, em um acidente de barco", contou Artur.

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Após a coleta, o documento é entregue diretamente na residência do requerente, garantindo ainda mais comodidade e acessibilidade.

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