Organizações voluntárias oferecem serviços para agentes de saúde da linha de frente

A pandemia da Covid-19, considerada como a maior crise sanitária deste século, impacta profundamente a vida das pessoas e, claro, a saúde mental de quem trabalha na área de saúde. Com o objetivo de oferecer serviços psicológico e multiprofissional gratuitos aos profissionais de saúde da linha de frente, foi criado o “Nós da Linha de Frente”, iniciativa de professores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com uma rede de apoio de profissionais e organizações voluntárias de todo Brasil. Até o momento, são mais de 100 pessoas envolvidas na ação, entre estudantes e profissionais formados.

Leia mais

Leia mais

O “Nós da Linha de Frente” atuará com os seguintes segmentos: Atendimento Psicológico para Profissionais da Linha de Frente, com grupo Conexão Afetiva; Redes de Conversa virtuais para profissionais da linha de frente, com o grupo Humanidades; Grupo de Ajuda Mútua entre profissionais da saúde para atuação na Covid; Grupo de Ajuda Mútua entre fisioterapeutas para atuação na Covid; Atendimento on-line gratuito para profissionais da linha de frente - Fonoaudiologia; além da Palestra com a paliativista Dra. Ana Cláudia Quintana Arantes (Casa do Cuidar).

Leia mais

Leia mais

O professor da UEA, e um dos coordenadores da ação, Márcio Santos, explica que a iniciativa surgiu a partir do cenário que a sociedade vive com a pandemia, do projeto de extensão da UEA, Espaço de Atendimento Psicossocial (EPSICO) que é vinculado a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) e projetos ligados aos serviços de saúde a comunidade acadêmica. “A proposta é agir emergencialmente pensando nos profissionais da linha de frente que combatem à Covid-19, assim como também a população em geral. Porque o serviço vai enumerar várias linhas de atuação”, destacou.

Leia mais

Leia mais

Existe toda uma rede de assistência pensada para amparar e dar o suporte a essas pessoas. “Lembrando que suporte, no sentido psicológico, é suportar. O “Nós da Linha de Frente” está ouvindo o sofrimento do outro com o objetivo de doar o nosso corpo para suportar a dor do outro”, enfatizou o professor.

Leia mais

Leia mais

Linhas de atuação

Os Grupos de Ajuda Mútua são destinados aos profissionais da linha de frente e tem como objetivo a troca de respostas rápidas entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, odontólogos, técnicos, psicólogos, dentre outras categorias. É um serviço de auxílio no manejo de condutas e procedimentos, e visa amparar tecnicamente os profissionais que estão precisando de suporte.

Leia mais

Leia mais

Outro serviço oferecido dentro do projeto é o atendimento psicológico on-line do Conexão Afetiva, grupo de psicólogos voluntários que estão se oferecendo para atuar, neste momento, prestando suporte psicológico aos profissionais de Manaus. “Isto é muito importante porque temos uma rede fora do Estado que proporciona o compartilhamento de experiências. É um grupo que está fazendo essa interconexão com o “Nós da Linha de Frente”. Os psicólogos são supervisionados”, pontuou Santos.

Leia mais

Leia mais

Outro grupo é o “Time Humanidades 2021”, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que oferece uma rede de conversa on-line para os profissionais de saúde. Outro grupo é de “Cuidado ao Luto”, ligado ao Entre Laços, que irá atender os familiares que perderam entes queridos que trabalhavam na linha de frente.

Leia mais

Leia mais

A ação conta também com fonoaudiólogos de outros estados que disponibilizam atendimentos on-line gratuitos aos profissionais da linha de frente com sequela pós-Covid.

Leia mais

Leia mais

Haverá ainda um serviço de saúde mental dedicado aos familiares dos profissionais da linha de frente, pois esses são afetados diretamente. Também haverá uma linha dedicada à Imprensa que narra a crise, o caos, vê o sofrimento das pessoas, as mortes, desespero das pessoas, além do atendimento aos Operadores de Campo, aqui chamados de ‘coveiros’.

Leia mais

Leia mais

Como tenho acesso?

Leia mais

Leia mais

Para obter acesso aos serviços basta acessar o link https://linktr.ee/nosdalinhadefrente e escolher qual necessidade precisa no momento. Lembrando que alguns serviços terão atendimento de segunda a sábado, das 8h às 22h. Os grupos de WhatsApp funcionam com horário mais flexível.

Leia mais

Leia mais

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail projetonosdalinhadefrente@gmail.com

Leia mais

Com informações da Assessoria

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Manaus Alerta