O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) divulgou o balanço da operação "Natal Seguro", realizada entre os dias 2 e 16 de dezembro, que fiscalizou 18,2 mil produtos natalinos em Manaus e na Região Metropolitana. A ação resultou na apreensão de 6,1 mil itens irregulares e na reprovação de uma marca de panetone e outra de frutas cristalizadas.
A operação, realizada em conjunto com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), inspecionou luminárias natalinas (pisca-pisca), brinquedos e alimentos típicos das festas de fim de ano, como panetones, frutas cristalizadas, nozes, castanhas, pernil, tender e bacalhau. O objetivo foi garantir confiabilidade e segurança na comercialização desses produtos.
Das 137 lojas visitadas, 18 foram notificadas por comercializar itens irregulares, e os representantes terão 10 dias para apresentar defesa, sob pena de multas que podem chegar a R$ 1,5 milhão.
Entre os 16 mil itens inspecionados, 6,1 mil luminárias natalinas e brinquedos foram apreendidos por irregularidades.
O diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, alertou: “Produtos sem certificação podem oferecer riscos graves, como incêndios ou acidentes com crianças.”
Cerca de 2,2 mil produtos pré-medidos (itens embalados sem a presença do consumidor) foram testados em laboratório. Entre os alimentos analisados, uma marca de panetone e outra de frutas cristalizadas foram reprovadas por apresentarem peso inferior ao informado na embalagem, causando prejuízo aos consumidores. Ambas as empresas foram autuadas e estão sujeitas a multas de até R$ 1,5 milhão.
Consumidores podem denunciar produtos suspeitos ou tirar dúvidas por meio dos canais de atendimento do Ipem-AM:
A equipe de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!