O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizou entre os dias 1º a 30 de setembro a Operação Outubro Rosa, de fiscalização de produtos de higiene pessoal.
Durante a ação, 25 estabelecimentos foram fiscalizados na capital e região metropolitana, totalizando 350 itens analisados. Desses, 82 foram reprovados por não atenderem às normas do Inmetro. Entre os produtos vistoriados estavam sabonete íntimo, antisséptico bucal, creme dental, toalhas de banho, entre outros.
Itens reprovados
Os produtos foram submetidos a testes que verificam desde o peso e volume indicados na embalagem até aspectos de rotulagem e conformidade com os padrões estabelecidos. Itens que apresentaram irregularidades foram retirados de circulação e os responsáveis notificados para os devidos ajustes.
Segundo o chefe do laboratório de pré-medidos (aqueles embalados na ausência do consumidor) do Ipem-AM, Felipe Matos, as irregularidades mais comuns envolvem a quantidade menor de produto em relação ao indicado na embalagem.
Atendimento ao consumidor
O Ipem-AM reforça que as operações não se limitam a datas específicas, mas fazem parte de um trabalho contínuo em todo o Estado.
Em caso de dúvidas ou denúncias sobre produtos irregulares, a população pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM, pelo telefone 0800 092 2020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo Fale Conosco disponível no site www.ipem.am.gov.br.
Balanço
Com informações da assessoria
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!