Novos serviços para crianças com TEA serão implementados nos Caics de Manaus

O governador Wilson Lima lançou, na sexta-feira (14), o serviço multidisciplinar que será implementado na rede de saúde para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Centros de Atenção Integral à Criança (Caics). As unidades estarão localizadas em diferentes zonas de Manaus e contarão com uma equipe multidisciplinar para promover o desenvolvimento infantil. O anúncio foi feito durante a reinauguração do Caic Alexandre Montoril, no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.

Leia mais

De acordo com o governador, a iniciativa reforça o compromisso com a atenção integral às crianças com TEA, oferecendo suporte especializado para o desenvolvimento e a inclusão social.

Leia mais

“É a certeza que a gente está no caminho certo de prover atendimento a essas famílias, sobretudo para essas crianças que possuem uma condição diferenciada e precisam de atenção. Isso é o compromisso de continuar trabalhando para fazer o atendimento a essas famílias que mais precisam”, disse Wilson Lima.

Leia mais

Com previsão de início da primeira unidade a funcionar a partir de junho de 2025, o atendimento será baseado na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), um método cientificamente comprovado que auxilia pessoas com autismo a desenvolver habilidades sociais, comunicativas e de autocuidado.

Leia mais

Além disso, as crianças terão acesso a acompanhamento especializado em áreas como psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, terapia ocupacional, psicomotricidade, neuropediatria e/ou neuropsiquiatria.

Leia mais

Os serviços incluirão atendimento individualizado, treino de habilidades sociais, motoras e pré-acadêmicas, além da integração sensorial e do treino de atividades de vida diária. As unidades serão instaladas nos bairros Jorge Teixeira (zona Leste), Comunidade Mundo Novo (zona Norte) e Parque Dez, zona centro-sul de Manaus.

Leia mais

A ideia é oferecer o atendimento em três unidades, e o primeiro será no Caic José Contente, na zona leste. O segundo centro a atender na modalidade será o Caic Gilson Moreira, na zona norte, cuja reforma está em fase de conclusão e vai passar por adaptação. O terceiro será o Caic+Especialidades Afrânio Soares, no bairro Parque 10, já reformado e que também vai passar por readequação de seus espaços.

Leia mais

Reorganização da rede

Leia mais

A entrega do novo Caic Alexandre Montoril faz parte da reorganização da rede de assistência em pediatria, executada pelo programa Saúde Amazonas. O espaço fará o atendimento inicial de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, reunindo serviços em pediatria, psicologia, odontologia e sala de vacina. E o direcionamento para outros especialistas está sendo feito no modelo Caic+Especialidades, unidades que recebem a faixa etária até 17 anos.

Leia mais

Desde 2021, outros cinco centros tiveram as reformas concluídas pelo Estado e foram reinaugurados para a população. São eles: Caics Dr. Afrânio Soares, no Parque 10, zona centro-sul; Dra. Maria Helena Freitas de Góes, Colônia Terra Nova, zona norte; Ana Maria Braga, no São José, zona leste; Dra. Josephina de Mello, no Colônia Oliveira Machado, zona sul; e Dr. Alberto Carreira, bairro Compensa, na zona oeste.

Leia mais

Os Caics José Carlos Mestrinho, José Contente, Gilson Moreira e Moura Tapajós estão com obras em andamento e não tiveram atendimentos suspensos. Os serviços estão sendo oferecidos em outros equipamentos públicos, como escolas e centros de ensino. A reinauguração das quatro unidades está prevista para o segundo semestre de 2025.

Leia mais

Mais especialidades

Leia mais

Além da estrutura física, a rede de Caics vem sendo reconfigurada, na medida em que as unidades são entregues. Agora, chamados Caic+Especialidades, os cinco centros entregues anteriormente tiveram seus serviços ampliados e hoje ofertam outras especialidades, além da enfermagem e pediatria.

Leia mais

Nos Caic+Especialidades são disponibilizadas consultas em endocrinologia, reumatologia, psiquiatria, neurologia, nutrologia, enfermagem, cirurgião dentista e odontologia, fonoaudiologia, fisioterapia, nutricionista, psicologia, ortopedia, serviço social, pneumologia, gastrologia. Além de serviço social, enfermagem, eletrocardiograma com laudo e distribuição de medicamentos de alto custo.

Leia mais

O agendamento das consultas ocorre por meio do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), considerando critérios de prioridade e gravidade. De acordo com a SES-AM, em 2024 foram realizadas 658.148 consultas nos Caics e Caics+, uma média de cerca de 55 mil atendimentos por mês.

Leia mais

Com informações da assessoria

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Manaus Alerta