Maternidade Balbina Mestrinho recebe leitos de UTI Neonatal e reforço em equipamentos hospitalares

O Governo do Amazonas entregou, no sábado (31), quatro novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), mais de 40 equipamentos hospitalares e a revitalização da Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (Ucinca) da Maternidade Balbina Mestrinho. Os investimentos marcam a celebração dos 64 anos da maternidade, que é referência em partos de alto risco no estado.

Leia mais

Segundo a Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), os investimentos têm como objetivo ampliar a capacidade da maternidade e aprimorar a qualidade do atendimento dedicado aos recém-nascidos. "A gestão do governador Wilson Lima já implantou 58 leitos neonatais, tanto na capital quanto no interior. Nosso objetivo é melhorar cada vez mais o cuidado neonatal. Para isso, é essencial garantir acesso, tecnologia, equipamentos funcionando e equipe completa. Só na UTI neonatal da Balbina, temos mais de 40 profissionais atuando para garantir o melhor cuidado possível", disse a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.

Leia mais

No evento de celebração da unidade foram entregues também mais de 20 kits de bebê para as mães da unidade, resultado de parceria entre a SES-AM, o FPS e a Sejusc. Os kits incluem bolsa, fraldas de pano, roupinhas e itens de higiene, contribuindo para os cuidados iniciais com os bebês.

Leia mais

Novos equipamentos

Na ocasião, a SES-AM realizou a entrega de novos equipamentos para a maternidade, como monitores, aparelhos de eletrocardiograma, monitor fetal cardiotocógrafo, aparelho de anestesia, incubadora, berços aquecidos, equipamentos de fototerapia, reanimadores neonatais, além de um carro de emergência.

Leia mais

Revitalização

Além da ampliação dos leitos, a maternidade também recebeu melhorias na infraestrutura com a revitalização da Ucinca, que conta com dez leitos destinados a bebês em transição da terapia intensiva para o alojamento conjunto. O espaço passou por pintura e ajustes estruturais para garantir mais conforto e acolhimento às mães e recém-nascidos.

Leia mais

A Casa de Apoio da unidade, que oferece abrigo a puérperas com bebês internados em terapia intensiva e que, muitas vezes, permanecem por longos períodos, também foi revitalizada. Com dez leitos disponíveis, o local fornece hospedagem e refeições, sendo essencial para mães que vêm do interior ou que não têm condições de permanecer próximas aos filhos durante a internação.

Leia mais

Com informações da assessoria 

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Manaus Alerta