Manaus registrou, entre janeiro e setembro, uma queda de 90,3% nos roubos ao transporte público em relação ao pico da série histórica registrado em 2017, que contabilizou 2.592 casos. Este ano, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) foram contabilizados 249 registros. O resultado é reflexo das ações estratégicas e integradas entre a Polícia Militar (PMAM) e a Polícia Civil (PC-AM), por meio do Núcleo de Repressão aos Roubos ao Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial (NURCC).
O secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida, ressaltou que é uma preocupação constante da segurança pública dar uma resposta positiva para esse tipo de crime, que atinge diretamente o trabalhador, que necessita utilizar o serviço do transporte público.
Ações
Manaus alcançou esse resultado, a partir de ações assertivas realizadas tanto pela Polícia Militar, quanto pela Polícia Civil. O subcomandante da PMAM, coronel Thiago Balbi, pontuou que a corporação mantém diversas estratégias eficazes de policiamento, dentre elas o mapeamento diário das ocorrências.
Conforme o coronel, todos os roubos registrados são lidos e compilados com detalhes minuciosos, onde constam, além do horário, a linha do coletivo, a rua e o bairro, onde foi praticado o crime.
O coordenador do Núcleo de Repressão aos Roubos ao transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial (NURCC), delegado Charles Araújo ressaltou que outro fator que, também, tem contribuído para esse resultado, é a troca de informações entre o Nurcc com as equipes de inteligência da Polícia Militar. Ele lembrou, ainda, sobre o papel do Núcleo no combate a esse tipo de crime.
Conforme Charles Araújo, em pouco mais de um ano, o Nurcc deflagrou 20 grandes operações policiais que resultaram no cumprimento de cerca de 90 mandados de prisões.
Com informações da assessoria
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!