A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), registrou um marco significativo em 2024 ao alcançar 1.172 procedimentos de inserção de Dispositivos Intrauterinos (DIU) na rede pública, representando um aumento de 37,08% em relação aos 855 procedimentos realizados em 2023.
A secretária municipal de Saúde em exercício, Aline Rosa Martins, destacou o compromisso da gestão em expandir o acesso ao DIU. Atualmente, 23 unidades de saúde estão aptas a realizar o procedimento, distribuídas por todas as zonas da cidade, além do Ambulatório da Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT). Para 2025, está prevista a qualificação de médicos de mais 12 unidades, aumentando ainda mais o alcance do programa.
O DIU de cobre, disponibilizado gratuitamente pelo SUS, oferece alta eficácia contraceptiva (superior a 99%) e pode ser utilizado por até 10 anos. Por não conter hormônios, o método é indicado para mulheres com restrições a outros tipos de anticoncepcionais, como diabéticas, hipertensas e lactantes. Além disso, o DIU pode ser utilizado por adolescentes a partir de 14 anos, mediante a presença de um responsável.
Principais benefícios do DIU de cobre:
Zona Norte
Zona Leste
Zona Sul
Zona Oeste
Zona Rural
Para agendar o procedimento, basta que a usuária procure uma unidade de referência com os documentos necessários:
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!