A Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ampliou a oferta de inserção de Dispositivos Intrauterinos (DIUs) em mais 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), elevando de 23 para 33 o número de pontos de atendimento na rede municipal que disponibilizam esse serviço.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destacou que a Semsa segue as diretrizes do Ministério da Saúde para expandir a inserção do DIU de cobre, um método contraceptivo altamente eficaz, com mais de 99% de efetividade na prevenção da gravidez não intencional.
Das 10 novas Unidades de Saúde para implantação do DIU, três estão localizadas na zona Norte: Sálvio Belota, no bairro Santa Etelvina; Unidade de Saúde da Família – Norte 27, bairro Monte das Oliveiras; e Clínica da Família Carlson Gracie, bairro Nova Cidade.
A zona Sul passou a contar com mais três Unidades de Saúde com o serviço implantado: Japiim, bairro Japiim; Almir Pedreira, bairro Crespo; e São Francisco, bairro São Francisco.
Na zona Leste, o serviço foi ampliado para as UBSs Lago do Aleixo, no bairro Colônia Antônio Aleixo, e Mauazinho, bairro Mauazinho. Também houve a capacitação de um profissional da UBS Dr. José Amazonas Palhano, bairro São José (zona Leste), que passou a contar com dois médicos realizando o atendimento.
Houve ainda a implantação na UBS Santo Antônio, bairro Santo Antônio, zona Oeste, e na UBS Ada Viana, localizada na comunidade Nova Canaã, BR – 174, zona Rural.
Zona Norte
Zona Leste
Zona Sul
Zona Oeste
Zona Rural
As mulheres interessadas em obter mais informações sobre a inserção do DIU podem procurar a UBS mais próxima que oferece o serviço. O procedimento é seguro, gratuito e realizado por profissionais capacitados para garantir o bem-estar e a saúde da paciente.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!