Leite materno doado fortaleceu 2 mil recém-nascidos em estado crítico no AM; veja como doar

Em um gesto silencioso, mas poderoso, mães do Amazonas estão ajudando a salvar vidas. Em 2024, mais de 1.500 litros de leite materno foram coletados pela rede de Bancos de Leite Humano (BLH) da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), o suficiente para alimentar e fortalecer 2 mil recém-nascidos, a maioria prematuros e em estado crítico, internados em UTIs neonatais.

Leia mais

Neste mês das mães, a SES-AM reforça o convite às mulheres que têm leite excedente para participarem da campanha nacional “Doação de Leite Humano: um gesto humanitário que alimenta esperança”, com a meta de dobrar a quantidade de leite doado em 2025.

Leia mais

Exemplos que inspiram

A jovem Isabele Moraes, de 21 anos, é uma dessas mães. Desde que deu à luz há quatro meses, já doou 36 litros de leite materno ao BLH da maternidade Azilda Marreiro, na zona Norte de Manaus.

Leia mais

“Fico satisfeita em saber que consigo ajudar. Parece algo pequeno, mas é muito importante para a vida dos bebês, especialmente aqueles na UTI, que as mães não conseguem amamentar”, afirmou.

Leia mais
SES Personagem ISABELE MORAES Doadora de Leite Foto Tainá Amoędo jpeLeia mais

A doação de leite é também a missão de vida de Liliane Gusmão, que há 12 anos doa leite humano, passando por três gestações. A importância para mim é salvar vidas. Ver mães saindo da UTI com seus bebês graças à doação é gratificante”, diz ela, que é doadora ativa do BLH Ana Braga.

Leia mais

Como doar leite materno?

Para ser doadora, basta estar saudável e ter leite excedente. A coleta pode ser feita diretamente nas unidades ou agendada para retirada em domicílio. As orientações e frascos esterilizados são fornecidos gratuitamente pelas equipes dos bancos de leite.

Leia mais

Locais de entrega:

  • BLH Balbina Mestrinho – Praça 14 (zona Sul)

  • Maternidade Ana Braga – São José (zona Leste)

  • Maternidade Azilda Marreiro – Cidade Nova (zona Norte)

Leia mais

Horário: segunda a sexta, das 7h às 19h

Leia mais

Coleta domiciliar:

  • BLH Balbina Mestrinho: (92) 99939-0137 (a partir de 10 frascos)

  • BLH Ana Braga: (92) 99504-8734 (a partir de 20 frascos)

  • BLH Galileia: (92) 99170-5783 (de 25 a 30 frascos por semana)

Leia mais

Além do leite, frascos de vidro com tampa plástica enroscável também podem ser doados. Eles são fundamentais para garantir o armazenamento seguro do leite humano.

Leia mais
SES Potes de Leite Materno Foto Tainá AmoędoLeia mais

Uma rede de solidariedade

O Amazonas conta com 20 postos de coleta, formando uma das maiores redes da região Norte. Um único litro de leite pode alimentar até 10 bebês por dia, tornando a doação um ato transformador.

Leia mais

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Manaus Alerta