Justiça condena influencer a pagar indenização a Guilherme Boulos por difamação com laudo falso

A Justiça condenou o influenciador digital Roberto Marçal a pagar uma indenização por danos morais ao deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP). A decisão judicial, proferida por um juiz, considerou que Marçal extrapolou os limites do debate político ao utilizar um laudo médico falso para acusar Boulos de uso de drogas.

Leia mais

Fabricação de prova falsa

Em sua sentença, o juiz destacou que Marçal “ultrapassou, e muito, as raias do debate político civilizado e da crítica administrativa”. O magistrado afirmou que o influenciador utilizou um laudo médico forjado para criar uma “realidade” criminosa, imputando falsamente a Boulos a condição de usuário de entorpecentes.

Leia mais

Assinatura forjada e dolo específico

O juiz ressaltou que a assinatura do médico falecido presente no documento foi forjada e que o laudo foi fabricado com o “dolo específico de imputar ao autor um internamento psiquiátrico por uso de cocaína que jamais ocorreu”. A decisão aponta que a “fabricação fria e calculada de uma mentira documental” visava “ludibriar o eleitorado e destruir a honra do adversário”, com o réu agindo com “dolo intenso” e potencializando o dano através de sua “vasta rede de alcance digital”.

Leia mais

Até o momento da publicação desta matéria, nem Guilherme Boulos nem Roberto Marçal haviam se manifestado sobre a decisão judicial.

Leia mais

Com informações da Agência Brasil

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Manaus Alerta