Idam realiza capacitação virtual sobre produção florestal no AM

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) iniciou, na segunda-feira (18), uma capacitação virtual sobre a produção florestal madeireira (madeira manejada) e não madeireira (castanha-do-Brasil, borracha e óleos vegetais). A atividade, destinada aos novos engenheiros e técnicos florestais aprovados em concurso público e profissionais que já fazem parte do quadro do Sistema Sepror, segue até o dia 29 de janeiro.

Leia mais

De acordo com a chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal do Idam, Nadiele Pacheco, esse treinamento inicial é uma estratégia para socializar as ações e atividades da pauta florestal, principalmente para os profissionais que vieram de outros estados brasileiros e estão conhecendo a logística e a realidade do Amazonas.

Leia mais

“Nesse treinamento vamos falar um pouco das espécies florestais que trabalhamos no Amazonas, quais os métodos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) utilizados pelo Idam, como estamos atuando em municípios do interior e qual a legislação ambiental pertinente para o setor”, pontuou Nadiele, ao ressaltar que os novos profissionais já estão alocados nas unidades do Idam e que, em razão da pandemia, não foi possível reunir de forma presencial.

Leia mais

Segundo o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, o setor florestal do Amazonas é rico em recursos naturais, tanto em recursos florestais madeireiros e não madeireiros. “E para uso inteligente desses recursos é necessário um ordenamento em vários sentidos, ambiental, socioeconômico e organizacional dos setores, produtos e serviços. Por isso, precisamos estar preparados com a assistência técnica, capacitação, crédito florestal e outras frentes que envolvem as cadeias produtivas”, destacou.

Leia mais

Programação

Ao todo, profissionais de 20 municípios do Amazonas participam das duas semanas de treinamento on-line. Nesta primeira semana, de segunda (18) a sexta-feira (22), o engenheiro florestal e gerente de Apoio à Produção Não Madeireira do Idam, Luiz Rocha, irá apresentar os Projetos Prioritários do Instituto para as cadeias produtivas da borracha, castanha-do-Brasil e óleos vegetais, destacando o manejo e as boas práticas das atividades. Outro assunto em pauta será a Política de Garantia do Preço Mínimo para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).

Leia mais

Já na próxima semana, de 25 a 29 de janeiro, a capacitação será conduzida pelo engenheiro florestal e gerente de Apoio à Produção Madeireira do Idam, Eirie Vinhote, e pelo convidado da Secretaria de Produção Rural (Sepror), Márcio Lima.

Leia mais

Os moderadores irão apresentar os métodos utilizados pela Ater para a cadeia produtiva da madeira manejada, assim como as diretrizes para legalização agroambiental, que incluem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e outros instrumentos como o Documento de Origem Florestal (DOF), que possibilita o rastreamento da madeira nativa e demais produtos florestais, desde a extração até a comercialização. Na ocasião, também será apresentado o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor).

Leia mais

Com informações da assessoria 

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Manaus Alerta