HPS Platão Araújo registra aumento de 66% nas cirurgias ortopédicas em dois meses

O Hospital e Pronto Socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, na zona leste de Manaus, registrou, nos últimos dois meses, o aumento de 66% no número de cirurgias ortopédicas realizadas. O resultado deve-se a ações implantadas pelo Governo do Amazonas, que impactaram na ampliação dos serviços oferecidos na unidade.

Leia mais

As cirurgias ortopédicas são procedimentos de maior demanda no hospital, a maioria de atendimento a pacientes vítimas de acidentes de trânsito. As cirurgias, de um modo geral, tiveram aumento de 33,4% na unidade, em julho e agosto, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Leia mais

A secretária da SES, Nayara Maksoud, explica que o HPS Platão Araújo realizava uma média de 210 cirurgias ortopédicas por mês. Nesses dois meses, após a mudança do modelo de gestão da unidade e de uma série de melhorias que foram implantadas, o número de procedimentos saltou para uma média de 340.

Leia mais

O volume total de cirurgias saiu de 453 ao mês para 620. “Mais do que números, os resultados têm reflexo direto no dia a dia dos pacientes, que têm suas demandas atendidas, com resolutividade, agilidade e eficiência”, afirma a secretária Nayara Maksoud.

Leia mais

O Governo do Amazonas, diz ela, tem colocado a saúde como prioridade, investindo em novos serviços, tecnologia, infraestrutura e equipamentos, tudo para garantir a ampliação do acesso aos usuários e a qualidade nos serviços prestados à população do estado.

Leia mais

Reestruturação

Leia mais

De acordo com o diretor geral do HPS Platão Araújo, Marcelo Azevedo, o perfil dos pacientes de cirurgia ortopédica é formado, principalmente, por pessoas vítimas de acidentes automobilísticos. Os casos são de politraumas, fraturas nas extremidades, como pernas e braços.

Leia mais

Segundo ele, uma série de ações de reestruturação dos serviços foram adotadas na unidade e que contribuíram para os bons resultados alcançados nessa área e nas cirurgias de um modo geral. Entre as medidas está o aproveitamento pleno das salas cirúrgicas, que passaram a funcionar 24 horas, sete dias por semana, além do abastecimento e disponibilização 24 horas de materiais cirúrgicos.

Leia mais

“Com isso, conseguimos atender de forma ágil os pacientes com indicação e condição clínica para cirurgia. Isso reduz outros indicadores, como por exemplo, o tempo de espera por cirurgia ortopédica, que antes demorava semanas e que agora tem sido de 48 horas”, frisa.

Leia mais

Marcelo Azevedo acrescenta que o conjunto de ações gera uma sequência de benefícios para o paciente, que realiza o procedimento mais rápido, inicia o processo de recuperação o quanto antes e, como consequência, retoma suas atividades com maior brevidade.

Leia mais

Outro protocolo que contribuiu para o avanço no número de cirurgias de maneira geral, além das ortopédicas, é o de emissão de laudo de risco cirúrgico em até 40 minutos. Para agilizar a emissão de laudos de risco cirúrgico, uma equipe formada por médicos e enfermeiros foi montada para atuar exclusivamente nesse serviço. “Conseguimos, assim, reduzir o tempo médio de emissão do laudo de 48 horas para 40 minutos”, destaca Marcelo Azevedo.

Leia mais

Com informações da assessoria

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Manaus Alerta