O Governo do Amazonas segue avançando na modernização do sistema de iluminação pública nas unidades da rede estadual de saúde. Por meio do Programa Ilumina+ Amazonas, serão instaladas 1.171 luminárias de LED em 21 unidades de saúde, entre hospitais, maternidades, Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e policlínicas, garantindo mais segurança e eficiência energética.
A ação é conduzida pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, explica que o LED oferece uma luminosidade até quatro vezes superior às lâmpadas tradicionais, além de reduzir em até 60% o consumo de energia elétrica e contribuir para a diminuição da emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera. O investimento nessa fase do programa é de R$ 110,5 milhões.
A instalação das novas luminárias de LED faz parte de um pacote de investimentos do Governo do Amazonas na infraestrutura da rede de saúde. Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a modernização complementa as obras de reforma, revitalização e ampliação das unidades, garantindo uma estrutura mais eficiente e segura para a população.
Entre as unidades contempladas com a nova iluminação estão:
Além da capital, o Programa Ilumina+ Amazonas já alcançou 49 municípios e 238 comunidades rurais e indígenas, totalizando 87 mil pontos de LED instalados e beneficiando mais de 1,6 milhão de pessoas. O investimento no interior já soma cerca de R$ 182,1 milhões. A meta é que todas as 61 cidades do interior recebam a nova iluminação até a realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em novembro deste ano, em Belém (PA).
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!