Governo Federal envia sete usinas de oxigênio para abastecer hospitais do Amazonas

O Governo do Amazonas recebeu, neste domingo (17), sete usinas de oxigênio requisitadas pelo Governo Federal, a fim de contribuir para a geração de oxigênio a uma parte dos hospitais estaduais. A requisição está assegurada tanto na Constituição Federal quanto na Lei nº 8.080/1990, a Lei do SUS. A previsão é de que as usinas comecem a operar nesta semana.

Leia mais

Inicialmente, duas usinas vão abastecer a enfermaria de campanha do Hospital Delphina Aziz. Três usinas vão atender os hospitais Platão Araújo, Francisca Mendes e Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam). Outras duas usinas restantes serão destinadas a outros hospitais a serem definidos. As estruturas foram transportadas do Rio de Janeiro (RJ) para Manaus, por meio de uma aeronave da companhia Azul Linhas Aéreas. O pouso na capital ocorreu por volta das 14h45.

Leia mais

Chegaram a Manaus cinco unidades que produzem 13 m³ por hora, uma unidade que produz 17 m³ por hora e uma unidade de 22 m³ por hora. Assim que colocadas para funcionamento, as usinas têm capacidade para geração de oxigênio a 100 leitos de UTI.

Leia mais

As estruturas contribuirão com o sistema de gases medicinais de cada unidade, fazendo com que a longo prazo o Governo do Estado economize com a compra de oxigênio. As usinas evitarão, ainda, que os tanques das unidades sejam abastecidos de forma frequente. A estimativa é de que as usinas entrem em funcionamento após três dias de instalação, de acordo com o Ministério da Saúde.

Leia mais

Além das sete usinas doadas pelo Ministério da Saúde, está prevista ainda para este domingo a chegada de outras cinco estruturas doadas pelo Sírio Libanês. O carregamento vem de Campinas (SP) e será destinado pelo Governo do Amazonas às maiores unidades do interior.

Leia mais

Com informações da assessoria 

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Manaus Alerta