Gilmar Mendes ordena PF a investigar suposta espionagem contra secretário do Recife

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal (PF) investigue um possível monitoramento ilegal de integrantes do governo do prefeito do Recife, João Campos. Sorteado relator do caso, Mendes também determinou a paralisação de uma apuração conduzida pelo Ministério Público de Pernambuco enquanto o caso tramita em âmbito federal.

Leia mais

Alvo da suposta espionagem

O alvo da suposta espionagem teria sido o secretário municipal de Articulação Política e Social da prefeitura do Recife, Gustavo Queiroz Monteiro, e seu irmão, Eduardo, que é assessor da prefeitura. Segundo a acusação da gestão municipal, os dois teriam sido monitorados e seguidos por agentes da Polícia Civil do estado, com a instalação de um rastreador em um dos carros utilizados pelo secretário.

Leia mais

Investigação digital e "fishing expedition"

A suposta espionagem teria se estendido ao ambiente digital, com coleta de dados, rastreamento e reconhecimento facial. Mendes classificou a ação como uma "fishing expedition", termo em inglês que se refere a uma investigação indiscriminada e sem delimitação específica de crimes, prática considerada ilegal no Brasil.

Leia mais

Contexto político e negativas

O caso ganhou repercussão após reportagem da TV Record, que indicou a instalação do rastreador no carro de Monteiro em setembro do ano passado. Mendes destacou em seu despacho que a utilização de instrumentos de vigilância com finalidade política, sem controle judicial, afronta preceitos fundamentais como a inviolabilidade da intimidade e a igualdade em disputas eleitorais. O ministro determinou que a PF apure "indícios mínimos" de crimes por agentes estaduais. O caso surge em meio à pré-campanha eleitoral em Pernambuco, com João Campos sendo pré-candidato ao governo, enfrentando a atual governadora Raquel Lyra. O governo de Pernambuco nega o monitoramento ilegal, afirmando que as ações da Polícia Civil foram regulares e ocorreram no âmbito de investigações criminais sobre supostos desvios na prefeitura do Recife.

Leia mais

Com informações da Agência Brasil

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Manaus Alerta