Festival de Parintins: SES-AM envia 113 profissionais para reforçar atendimento médico

As primeiras equipes da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) começaram a desembarcar, no domingo (22), em Parintins, para reforçar a estrutura de serviços do Governo do Amazonas durante o 58º Festival, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho. A chegada dos profissionais marca mais uma etapa do Plano Operacional do governo, que está em execução desde março.

Leia mais

Ao todo, 113 profissionais da SES-AM, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais especializados no atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar e hospitalar, socorro médico e as equipes da Fundação de Vigilância em Saúde- Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vão reforçar a rede local e os serviços que estão sendo levados pelo Estado.

Leia mais

De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, toda a logística de serviços foi cuidadosamente planejada para garantir assistência de quem faz e vive o festival. “Já enviamos antecipadamente medicamentos e produtos para a saúde, ambulâncias, equipamentos e veículos de apoio, para atuar na assistência e na prevenção. Neste domingo, iniciamos o envio das equipes, que são fundamentais para garantir o funcionamento de toda a estrutura de saúde durante o festival”, destacou.

Leia mais

Estrutura

A estrutura montada pela SES-AM para o festival inclui dois postos médicos dentro do Bumbódromo, um no lado azul e outro no lado vermelho, com serviços de ambulatório, urgência e emergência, para o público interno e externo. "Os ambulatórios estão preparados para primeiros socorros e estabilização de vítimas com fluxo organizado para evacuação e transferência, se necessário", afirma a secretária adjunta de Assistência da SES-AM, Mônica Melo.

Leia mais

No atendimento hospitalar, o Hospital Jofre Cohen, da Prefeitura de Parintins, que teve sua estrutura ampliada pelo Governo do Amazonas contará com médicos ortopedistas, neurologistas e anestesiologistas, atuando presencialmente e de sobreaviso. A unidade, que antes tinha estrutura de UTI montada apenas para o Festival, agora possui 11 leitos implantados de forma definitiva pelo Governo do Amazonas. Da mesma forma, o Hospital Padre Colombo, que também recebeu reforço de Unidade de Cuidados Intermedários (UCI), estará integrado à estrutura programada para o festival.

Leia mais

Estrutura pré-hospitalar com seis ambulâncias está programada em pontos estratégicos da cidade, em trabalho coordenado com o Corpo de Bombeiros, para garantir agilidade no socorro. Para casos mais graves, aeronaves equipadas com Unidades de Terapia Intensiva (UTI aérea) estarão de prontidão 24 horas por dia para remoções a Manaus. O Complexo Regulador acompanhará em tempo real os atendimentos e a situação das unidades hospitalares de Parintins.

Leia mais

Barco Hospital

Como novidade deste ano de 2025, o Barco Hospital São João XXIII irá oferecer atendimentos ancorados na área portuária da cidade, como uma terceira unidade hospitalar. Segundo Nayara, Maksoud é o único do Brasil com estrutura capaz de realizar cirurgias de baixa e média complexidade.

Leia mais

Cerca de 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, entre outros, estarão atuando. As expedições de saúde são resultado de uma parceria entre o Governo do Amazonas e a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus.

Leia mais

De 25 a 30 de junho, serão oferecidos atendimentos com clínico geral, dermatologista, dentista, ginecologista, oftalmologista e pediatra. A população terá acesso, ainda, a exames laboratoriais, raio-X, mamografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, vacinação, dispensação de medicamentos e serviços odontológicos. A embarcação também está equipada para realizar procedimentos cirúrgicos de média complexidade.

Leia mais

Ações de Vigilância em Saúde

A FVS-RCP executará ações de vigilância em saúde, incluindo promoção e prevenção. Será feita a vigilância epidemiológica e hospitalar, com monitoramento de síndromes gripais, inspeção de estabelecimentos, distribuição de insumos de prevenção, testes rápidos e campanhas educativas. De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, as atividades ocorrerão em pontos estratégicos, como o Turistódromo, o Porto, os ambulatórios do Bumbódromo e demais serviços.

Leia mais

“O Festival de Parintins é um dos maiores eventos do Amazonas e exige atenção redobrada para a saúde. Trabalhamos para que as pessoas aproveitem a festa com saúde, responsabilidade e segurança”.

Leia mais

A cobertura vacinal também será intensificada durante o evento, com reforço de campanhas para atualização do esquema vacinal de crianças, jovens e adultos. Além disso, estão previstas ações voltadas à saúde sexual e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), em parceria com organizações da sociedade civil.

Leia mais

Com informações da assessoria

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Manaus Alerta