FCecon e Seap levam serviços de saúde a mulheres privadas de liberdade

Uma parceria entre a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) possibilitou que mulheres privadas de liberdade do sistema prisional de Manaus – aberto, semiaberto, fechado e provisório – realizassem autocoleta e teste de DNA para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), dentre elas o Papilomavírus humano (HPV) – responsável por causar as lesões precursoras do câncer de colo de útero.

Leia mais

A parceria ocorreu via projeto de iniciação científica “Prevalência de ISTs em mulheres privadas de liberdade no Amazonas acometidas com o vírus HPV”, desenvolvido pela estudante do 5º período de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Thaís Cristina Fonseca da Silva, sob a coordenação da médica mastologista da Fcecon, Hilka Espírito Santo.

Leia mais

A pesquisa foi conduzida no âmbito do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) da Fundação Cecon, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Os resultados parciais foram apresentados nesta quarta-feira (17), durante as avaliações parciais do Paic, que prossegue até esta sexta-feira (19). O programa é coordenado pela Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) da unidade hospitalar e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).

Leia mais

Pesquisa

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Tocoginecologia da Universidade Estadual Júlio Mesquita de São Paulo (Unesp), Hilka Espírito Santos explica que o levantamento foi feito com 268 mulheres do sistema prisional de Manaus, em 2019, utilizando como base os dados de sua tese de doutorado. Ela diz que foi verificado o risco de mulheres diagnosticadas com ISTs, em associação com o HPV persistente, desenvolverem câncer de colo de útero.

Leia mais

Do total de mulheres que participaram da pesquisa, pontua a médica especialista, 87 foram diagnosticadas com HPV, sendo que 39 (44,8%) testaram positivo para ISTs. “Avaliamos as ISTs causadas por bactérias encontradas nos órgãos genitais e nas vias urinárias, por exemplo, micoplasma, clamídia, cândida e estreptococos. Verificamos que a bactéria mais frequente foi a micoplasma”, frisa.

Leia mais

Segundo a médica especialista, as ISTs atuam como cofatores para a persistência do HPV no organismo da mulher e, assim, ao provável desenvolvimento de lesões precursoras de câncer de colo de útero, e até mesmo o câncer, quando não tratadas com antecedência.

Leia mais

Doenças

As bactérias detectadas durante os exames podem causar secreção vaginal, processo inflamatório, doença inflamatória pélvica, que pode evoluir para infertilidade nas mulheres.

Leia mais

Acompanhamento

A coordenadora de Saúde do Sistema Prisional do Amazonas (CSSPAM/Seap), Alyne Botelho, esclarece que, após realizarem a autocoleta e teste de DNA para o HPV, e detecção do vírus, as internas do sistema prisional foram submetidas a exames de colposcopia, citologia de meio líquido e biópsia, além de terem recebido os cuidados necessários.

Leia mais

A Coordenadoria de Saúde realiza o monitoramento permanente, informa Botelho, dos casos confirmados de ISTs no sistema prisional. “As demais internas recebem atendimento especializado com ginecologista dentro das unidades femininas, e também fazem exames periódicos de Papanicolau”, destaca.

Leia mais

Parcerias

O projeto conta com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM), por meio da Vara de Execuções de Medidas e Penas Alternativas (Vemepa), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Programa Justiça Presente, Lar das Marias, Seap e Unesp.

Leia mais

Autocoleta

É um método utilizado em vários países desenvolvidos por populações com dificuldades de acesso à saúde. O dispositivo de autocoleta permite que a própria mulher, sozinha – em um ambiente privado – introduza o aparelho no canal vaginal, sendo semelhante a um aplicador de creme vaginal.

Leia mais

As informações são da assessoria

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Manaus Alerta