Em Manaus, bares temáticos dos bumbás atraem torcedores com a proximidade do Festival de Parintins

O 58º Festival de Parintins só acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho, mas bares e restaurantes de Manaus já sentem o impacto da proximidade da festa dos bumbás. Nos últimos anos, o Governo do Amazonas realizou uma série de investimentos no festival, que refletiu no crescimento da festa e a necessidade da abertura de novos negócios na capital amazonense para dar conta da demanda de público.

Leia mais

Desde o dia 29 de março, os torcedores amazonenses dos bois Caprichoso e Garantido contam com o Ensaio dos Bumbás, que integra a programação do 58º Festival de Parintins. O evento, realizado sempre aos sábados no Sambódromo, movimenta não só a agenda cultural da cidade, mas também bares e restaurantes, que aproveitam o período para aumentar as vendas com a crescente demanda de clientes.

Leia mais

Na zona centro-sul da capital, o reduto da galera azul e branca é em um bar e restaurante que existe há mais de 20 anos. Segundo o dono do local, Alcides José, 60, mais conhecido como ‘Lourinho’, o número de clientes aumentou nos últimos anos em uma mistura que ele define como antigos e novos torcedores do bumbá Caprichoso que foram chegando ao espaço.

Leia mais

“Só tem a crescer na medida que o Festival de Parintins vai se aproximando e a demanda vai crescendo absurdamente. Cada dia ele (o festival) vai ficando mais conhecido e isso vai impactando aqui também e temos que trabalhar para suprir essa demanda”, disse o empresário, Alcides José.

Leia mais

Do outro lado da cidade, na zona sul, o bar e restaurante da galera vermelha e branca é parada obrigatória nos meses que antecedem o festival. Para uma das proprietárias do espaço, Karine Andrade, 43, o crescimento da festa fez com que o local abrisse as portas cada vez mais cedo.

Leia mais

“Alguns torcedores não conseguem ir até Parintins, por isso, a gente abre a casa para realizar eventos. A gente sentia o impacto, antigamente, mais tarde, entre o mês de abril e maio, mas com o passar dos anos a temporada bovina se antecipa. Isso é muito importante para a cultura, porque a gente consegue trazer essa magia para Manaus”, disse Karine Andrade.

Leia mais

Investimentos no Festival de Parintins

De 2022 a 2024, mais de 340 mil turistas passaram pela Ilha Tupinambarana, durante o período da festa bovina, movimentando mais de R$ 438 milhões. Os números refletem os investimentos do Governo do Amazonas em capacitações, entrega de equipamentos e destinação de recursos.

Leia mais

Na área de sustentabilidade, o ‘Recicla Galera’ foi criado, em 2019, e se consolidou como a maior iniciativa ambiental da festa, incentivando a destinação correta dos resíduos recicláveis e gerando renda para os catadores. Nas últimas três edições, desde o retorno, foram 17.020,88 kg de resíduos destinados corretamente nas edições do projeto.

Leia mais

Os trabalhadores que fazem a festa acontecer também foram beneficiados com os investimentos, como o ‘Workshop Bem Receber’, que atua, desde 2022, na capacitação de prestadores de serviços turísticos com cursos de recepção e orientação de turistas durante a realização de grandes eventos.

Leia mais

Para os tricicleiros, que conduzem o meio de transporte mais tradicional no período das festas bovinas, os investimentos aconteceram por meio de reformas em 200 triciclos, somando R$ 50 mil, além da entrega de kits personalizados e uniformes.

Leia mais

Pensando na valorização dos profissionais e dos espaços da cidade, o Governo do Amazonas realiza, desde 2022, o projeto ‘Galeria Parintins Cidade Aberta’, em parceria com o Sistema Coca Cola Brasil.

Leia mais

Ao todo, são mais de 20 murais com assinatura dos artistas da terra dos bumbás Caprichoso e Garantido. Um dos trabalhos de destaque é a fachada do Bumbódromo, do artista Pito Silva, nomeado de ‘Patrimônio em Festa’.

Leia mais

Com informações da assessoria

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Manaus Alerta