Defensoria lança guia virtual para orientar população a receber atendimento em Manaus

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) lançou nesta segunda-feira (18) um Guia Virtual para orientar a população sobre como receber atendimento em meio à pandemia de Covid-19. A ferramenta interativa está disponível clicando aqui e pretende facilitar a vida do cidadão que precisa ser atendido juridicamente e, ao mesmo tempo, respeitar as orientações de segurança em saúde para se prevenir do coronavírus.

Leia mais

Com o agravamento da crise de saúde pública causado pela pandemia de Covid-19, a DPE-AM suspendeu os atendimentos presenciais e o novos agendamentos até o próximo dia 31. Mas, quem tem um atendimento previamente marcado, será atendido de modo virtual, por meio do aplicativo de troca de mensagens Telegram, na data e hora pré-definidas. É necessário apenas aguardar o contato da equipe da Defensoria Pública.

Leia mais

“Até o fim do mês também estaremos atendendo os casos de urgência, que são aqueles que envolvem o direito à vida e a saúde, os pedidos de habeas corpus, medidas protetivas, entre outros. No Guia Virtual, a pessoa informa se já tem um atendimento agendado, um processo em andamento ou precisa de um novo serviço, por exemplo, e recebe as orientações para ser atendida pelo aplicativo Telegram. Assim ela não precisa se deslocar a uma unidade da Defensoria e diminui os riscos de contrair o coronavírus”, destaca o defensor público geral do Amazonas, Ricardo Paiva.

Leia mais

Ele explica que o recrudescimento da pandemia levou a DPE-AM a desenvolver meios para que a população possa contar com os serviços da instituição de modo virtual. “Esse processo leva o assistido a ter dúvidas. Para sanarmos os possíveis questionamentos, lançamos o Guia Virtual e estamos divulgando massivamente os canais de atendimento da instituição neste momento difícil para todos”, diz Ricardo Paiva.

Leia mais

No Guia Virtual o cidadão seleciona uma modalidade de atendimento de acordo com o serviço que precisa e recebe as informações necessárias para ser atendido pela Defensoria sem sair de casa.

Leia mais

Plantão

Além do fluxo informado no Guia Virtual, a população também pode receber assistência jurídica para casos urgentes, de forma gratuita, por meio do Plantão da Defensoria Pública. O interessado pode ligar de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, para o telefone (92) 3198-1422 ou enviar mensagem pelo aplicativo Telegram no número (92) 98436-1791. Aos sábados e domingos, o plantão funciona das 8h às 17h.

Leia mais

Opção pelo Telegram

Similar ao WhatsApp, o aplicativo de troca de mensagens Telegram foi a solução encontrada pela Defensoria para manter a assistência à população, mesmo diante da necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia. Segundo o defensor geral do Amazonas, Ricardo Paiva, a escolha se deu pela segurança e praticidade permitidas pela ferramenta. “Além de ser mais seguro, o Telegram possibilita que todas as nossas equipes atendam os assistidos com a supervisão das defensoras e defensores públicos de maneira remota”, afirma.

Leia mais

O chefe da Defensoria amazonense lembra que com a suspensão dos atendimentos presenciais no primeiro pico da pandemia, ainda no primeiro semestre de 2020, a instituição já teve bons resultados ao usar o Telegram. “Após adequar o formato às restrições impostas pela Covid-19, a Defensoria quase dobrou o número de atendimentos. Em abril, segundo mês da quarentena, foram feitos pouco mais de 18 mil atendimentos. Já em setembro a quantidade saltou para mais de 35 mil. Uma alta de 90%. O número de novos atendimentos, especificamente, cresceu 8 vezes, saindo de 700 para 6.135 no comparativo dos dois meses", ressaltou Ricardo Paiva.

Leia mais

As informações são da assessoria

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Manaus Alerta