De ex-socioeducando a empreendedor: jovem do Amazonas descobre talento na barbearia e abre o próprio negócio

Aos 19 anos, Darlison Menezes é um exemplo de que recomeços são possíveis. Após cumprir medida socioeducativa, ele foi selecionado para participar da Semana Nacional Proteção Integral: Crianças e Adolescentes Primeiro, que acontece nesta semana de 14 a 16 de outubro, em Brasília (DF). Sua trajetória é um reflexo do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio do Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dase).

Leia mais

Conforme o chefe do Dase, Jerlisson Portilho, o trabalho do departamento é desconstruir preconceitos e abrir novas perspectivas. “A partir do momento em que são inseridos, trabalhamos para quebrar o paradigma de que o adolescente em conflito com a lei é apenas um criminoso. Eles recebem acompanhamento educacional, pedagógico, psicossocial e profissionalizante, com o objetivo de se reintegrarem à sociedade”, explica.

Leia mais
SEJUSC JERLISON PORTILHO DO DASE FOTO LINCONL FERREIRA ()Leia mais

No período de três meses em que participou dos projetos socioeducativos, Darlison descobriu um novo talento, a barbearia. Onde se identificou com o curso profissionalizante, concluiu a formação e, com orgulho, abriu o próprio negócio, hoje, fonte de sustento e símbolo de recomeço. De adolescente assistido a empreendedor, Darlison é fruto do trabalho de ressocialização no estado do Amazonas.

Leia mais

“Poder sair do estado e contar o que o socioeducativo fez por mim vai ser muito bom. Lá eu encontrei várias socioeducadoras que me apoiaram, me deram oportunidades de estudo e cursos. Foquei muito e, hoje, tenho meu próprio negócio, minha barbearia. Sou muito grato a todos que acreditaram em mim”, conta, emocionado.

Leia mais
SEJUSC EX SOCIOEDUCANDO DARLISON MENESES FOTO LINCONL FERREIRA ()Leia mais

Após cumprir a medida, Darlison retornou ao espaço para compartilhar sua história com outros adolescentes, mostrando que é possível mudar de caminho. Além de enfatizar que o socioeducativo não é o fim, mas o início de uma nova trajetória.

Leia mais

#Conectados

Leia mais

O chefe do Dase destaca o Programa ‘#Conectados’, que dá continuidade ao acompanhamento dos jovens após o cumprimento das medidas. “Quando eles concluem o período na unidade, continuam sendo acompanhados por nós por cerca de um a dois anos. Nesse tempo, podem receber propostas de emprego e encaminhamentos para o mercado de trabalho, o que fortalece o processo de reinserção social, e o Darlison foi contemplado com essa viagem”, acrescenta.

Leia mais
SEJUSC JERLISON PORTILHO DO DASE FOTO LINCONL FERREIRA ()Leia mais

O foco do Dase é a ressocialização e a garantia de direitos, substituindo a punição por oportunidades de mudança e crescimento. Agora, ao se preparar para a viagem, o ex-socioeducando leva consigo uma trajetória marcada por esforço, aprendizado e transformação pessoal.

Leia mais

Semana Nacional Proteção Integral

Leia mais

Promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), a Semana Nacional acontece de 14 a 15 de outubro.

Leia mais

O evento terá transmissão online para todo o país e reunirá autoridades, especialistas, representantes da sociedade civil e demais atores estratégicos para debater os principais desafios e avanços na promoção e defesa dos direitos de meninas e meninos em todo o Brasil.

Leia mais

Entre os destaques, está a Etapa Nacional de Revisão do Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo, que vai reunir representantes dos estados brasileiros que realizaram o Seminário Estadual de Avaliação e Revisão do Sistema Socioeducativo.

Leia mais

Com informações da assessoria

Leia mais
SEJUSC EX SOCIOEDUCANDO DARLISON MENESES FOTO LINCONL FERREIRA ()Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Manaus Alerta