Cientistas encontram evidências de que vitamina K pode ter efeito protetor contra demência

Um grupo de pesquisadores de uma universidade na Arábia Saudita descobriu evidências de que a vitamina K tem um importante papel na proteção de declínios cognitivos, como aqueles associados à doença de Alzheimer e outras demências.

Leia mais

O estudo foi conduzido em ratos pela equipe do pesquisador Mohamed El-Sherbiny, da Universidade AlMaarefa, e os resultados foram apresentados em um evento da Associação Americana de Anatomia no início deste mês.

Leia mais

“A vitamina K2 demonstrou um impacto muito promissor em impedir mudanças comportamentais, funcionais, bioquímicas e histopatológicas relacionadas ao envelhecimento no cérebro do envelhecimento senil", afirmou El-Sherbiny em comunicado.

Leia mais

Segundo o autor do estudo, os indícios podem motivar novos estudos a respeito do uso da vitamina K "para atenuar distúrbios relacionados à idade e preservar as funções cognitivas em indivíduos idosos".

Leia mais

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 55 milhões de pessoas em todo o planeta sofrem com algum tipo de demência. Este número deve saltar para 78 milhões em 2030 e para surpreendentes 139 milhões em 2050.

Leia mais

O Alzheimer responde por algo entre 60% e 70% do total de casos de demência.

Leia mais

Alguns trabalhos científicos anteriores já associavam a vitamina K aos processos de funcionamento do cérebro.

Leia mais

Elas se separam em três tipos: a K1, presente em folhas verdes (couve, espinafre, agrião, rúcula, brócolis e alfaces), soja e óleos vegetais; e a K2, que é um grupo de componentes sintetizados por bactérias no trato intestinal; e a vitamina K3, que é fabricada em laboratório e usada para suplementação.

Leia mais

O estudo aponta algumas vias biológicas em que a vitamina K parece ajudar a preservar o funcionamento cognitivo.

Leia mais

No trabalho, os cientistas avaliaram os efeitos da menaquinona-7 (MK-7), uma forma de vitamina K2, em ratos de três meses – idade em que os ratos atingiram a maturidade. Um grupo de ratos recebeu MK-7 suplementar por 17 meses, enquanto o outro grupo não tomou.

Leia mais

Passado este período, eles fizeram alguns testes físicos e de sociabilidade para entender o comportamento dos animais.

Leia mais

Concluiu-se que o grupo que recebeu vitamina K teve melhor desempenho nestas atividades, com ganhos de memória espacial e capacidade de aprendizado, além de menos depressão e ansiedade.

Leia mais

Por fim, os autores salientam que estes resultados não são um incentivo à suplementação de vitamina K por seres humanos, tendo em vista que são necessários mais estudos para atestar eventuais benefícios.

Leia mais

"As pessoas que tomam certos anticoagulantes e outros medicamentos são aconselhadas a evitar suplementos de vitamina K e alimentos ricos em vitamina K", diz o comunicado. Com informações do R7.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Manaus Alerta