A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recebeu, no último domingo (18), do Ministério da Saúde (MS), nova remessa com 47.672 medicamentos usados para intubação de pacientes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do kit intubação.
Foram entregues à Cema 13.050 doses do bloqueador neuromuscular Cis-atracúrio, utilizado no relaxamento da musculatura no processo de intubação orotraqueal do paciente, e 21.932 analgésicos (fentanila). E também 12.690 sedativos, sendo eles Midazolam (8.750) e Propofol (3.940), que serão destinados às unidades da rede estadual abastecidas pela central.
De acordo com a Cema, o quantitativo de medicamentos equivale a uma semana do consumo estabelecido na rede e soma-se ao estoque do kit intubação disponível para abastecer as unidades da rede estadual de saúde por 30 dias, considerando o consumo atual dos itens.
O MS repassou à Cema, no início de abril, 5.037 ampolas de Rocurônio. Com a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para importação pelos estados, a Cema está elaborando um processo de aquisição internacional de medicamentos do kit intubação.
Mais insumos
A Cema recebeu, nesta semana, 7.500 ampolas do medicamento Atracúrio, que funciona como bloqueador neuromuscular. A central aguarda ainda a entrega, até a primeira quinzena de maio, de 22.500 ampolas de Atracúrio adquiridas pela Cema. Os medicamentos serão fornecidos pelo laboratório farmacêutico brasileiro Cristália.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!