Brasil no Mundo: programa da TV Brasil completa três meses levando geopolítica à TV aberta

Há três meses, a TV Brasil vem preenchendo uma lacuna na programação aberta ao introduzir o debate sobre geopolítica de forma rotineira com o programa Brasil no Mundo. A iniciativa, que estreou em 9 de novembro, já entrevistou figuras proeminentes como a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30.

Leia mais

A atração tem se destacado por trazer à discussão acadêmicos e especialistas da área. Entre os convidados que já participaram estão Laura Carvalho, professora de Economia da USP; Eduardo Serra, professor e diretor do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da UFRJ; e Chico Teixeira, historiador e cientista político da mesma universidade.

Leia mais

Apresentação qualificada

O programa é conduzido por três jornalistas com vasta experiência internacional:

Leia mais
  • Cristina Serra: Com cerca de 40 anos de carreira, atuou por 26 anos na Globo, incluindo como correspondente em Nova York.
  • Jamil Chade: Passou 20 anos como correspondente da ONU em Genebra, colaborando com veículos como BBC, CNN e The Guardian, e atualmente reside em Nova York.
  • Yan Boechat: Cobre conflitos internacionais há duas décadas para jornais como Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo, com reportagens in loco em diversas regiões do globo.
Leia mais

A importância da geopolítica no dia a dia

André Basbaum, presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ressalta a relevância do programa em um cenário mundial cada vez mais complexo. "O mundo está cada vez mais complexo e precisamos entendê-lo melhor para saber como atuar. A crise tarifária recente que vivemos mostra como essas questões geopolíticas estão cada vez mais conectadas com nosso dia a dia", afirma Basbaum.

Leia mais

Ele conclui destacando o papel do jornalismo qualificado: "Quanto melhor entendermos o cenário, melhor vamos saber como agir. E nada melhor para isso que contar com jornalistas qualificados".

Leia mais

Com informações da Agência Brasil

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Manaus Alerta