Aysha Isadora, de 1 ano, tem alta após cirurgia cardíaca inédita no Hospital Francisca Mendes

A pequena Aysha Isadora de Almeida Gomes, de 1 ano e 3 meses, recebeu alta médica, na terça-feira (3), após ser submetida a uma cirurgia inédita, no Hospital Francisca Mendes. No dia 26 de maio, a criança, que sofria de cardiopatia congênita, passou por uma cirurgia do coração, no Amazonas, enquanto uma equipe de médicos especialistas do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, fazia o telemonitoramento, a mais de 3 mil quilômetros de distância.

Leia mais

Aysha nasceu prematura, com 32 semanas, e foi diagnosticada ainda na maternidade com uma cardiopatia congênita — comunicação interventricular perimembranosa com repercussão hemodinâmica — que compromete seu desenvolvimento e qualidade de vida.

Leia mais
SES AM foto Evandro Seixas SES AMLeia mais

Para a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a cirurgia de Aysha é uma vitória para a saúde pública do Amazonas e para o SUS. É, também, a concretização do compromisso do governador Wilson Lima, que investiu no hospital, preparando a unidade para esse momento histórico.

Leia mais

De acordo com a equipe médica, a evolução pós-operatória da paciente foi considerada excelente. Nos primeiros dias, Aysha permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, sob monitoramento constante. Em seguida, foi transferida para a enfermaria, onde continuou o processo de recuperação, até receber alta com o quadro estabilizado e sinais vitais normais.

Leia mais

A mãe de Aysha, Larissa Izabelle Oliveira de Almeida, emocionada, agradeceu o empenho de todos os profissionais que acompanharam a filha desde o nascimento. “Foram meses de muita luta e esperança. Só tenho a agradecer a Deus e a toda a equipe do Hospital Francisca Mendes, que sempre nos acolheu e cuidou da minha filha com muito amor e competência”, afirmou.

Leia mais
SES AM foto Evandro Seixas SES AMLeia mais

A cirurgia faz parte do projeto de Apoio ao Desenvolvimento de Centros de Atendimento a Cardiopatas Congênitos, realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com o HCor, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). O Amazonas é, atualmente, o único estado da Região Norte a integrar a iniciativa, que visa descentralizar o atendimento e garantir que crianças com cardiopatias congênitas tenham acesso a procedimentos complexos perto de suas casas.

Leia mais

A diretora do Hospital Francisca Mendes, Roberta Nascimento, também ressaltou a importância do projeto implantado no Amazonas, que é pioneiro no país no tratamento de cardiopatias congênitas com telemonitoramento.

Leia mais
SES AM foto Evandro Seixas SES AMLeia mais

A FHCFM já atua há 15 anos no atendimento ambulatorial e cirúrgico de crianças cardiopatas e, há 10 meses, integra o projeto Congênitos do Proadi-SUS, do Ministério da Saúde, que envolve capacitação, atualização, troca de informações e networking com a equipe do Hospital HCor. Nossa linha de cuidado é completa, desde o pré-natal até a cirurgia de alta complexidade, com teleconsulta, diagnóstico, telelaudo e telemonitoramento da assistência”, relatou.

Leia mais
SES AM foto Antonio Lima SecomLeia mais

Desde 2023, ela observa, a fila de espera para cirurgias pediátricas foi zerada, com a unidade conseguindo oferecer uma assistência cada vez mais qualificada. “A escolha do nosso hospital pelo Ministério da Saúde, entre 18 estados, destaca a potência da nossa equipe e o alcance do tratamento que oferece”, ressaltou.

Leia mais

Os investimentos na estrutura do Hospital Francisca Mendes proporcionaram os resultados alcançados, consolidando a unidade como referência no tratamento de cardiopatias na região amazônica.

Leia mais

Com informações da assessoria

Leia mais
SES AM foto Antonio Lima SecomLeia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Manaus Alerta