Aretha Duarte, 38 anos, natural do bairro Jardim Capivari, periferia de Campinas, interior de São Paulo, arrecadou US$ 67 mil (cerca de R$ 400 mil na cotação atual) e 130 toneladas de lixo reciclável ao longo de um ano para realizar um sonho: chegar ao topo do Monte Everest, no Nepal. (Cerca de 8.848 mil metros de altitude).
Os materiais juntados representaram apenas um terço do valor necessário para a expedição. A outra parte contou com doações, financiamento coletivo e patrocínio de empresas. “Realizei bazares com roupas e móveis para arrecadar dinheiro e até leilão online. Todas as ações foram voltadas à economia circular, uma forma sustável de gerar impacto positivo tanto para o meio ambiente, quanto para a sociedade”, explica a brasileira.
A ideia surgiu apos a participação da jovem em uma palestra no curso de educação física na PUC Campinas (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). “Eu nunca prestei atenção ou ouvi falar sobre este esporte. Posteriormente, visitei uma empresa especializada em expedições em alta montanha. Fiquei apaixonada pelo que vi e assisti”, lembra. “Pude compreender que se tratava de um esporte não competitivo e com contato direto com a natureza”, conta a brasileira apaixonada por causas relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade.
Especializada em fisiologia, nutrição, bioquímica e treinamento desportivo pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Aretha resolveu ingressar na atividade esportiva profissionalmente, atrelada a sustentabilidade, com a reciclagem de materiais, algo que já fazia na infância. “Criei o Projeto Sucata Everest, pedi a família e aos amigos que me ajudassem a juntar os materiais recicláveis. Também divulguei nas redes sociais e fui recebendo muitas doações”, explica.
O valor arrecadado garantiu os custos terrestres para a expedição no Monte Everest como: alimentação, equipe de montanhistas profissionais, acampamento, equipamentos, seguro viagem, ingressos para a participação e realização da escalada, dentre outros. Com informações do R7
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!