O Amazonas registrou entre janeiro a julho deste ano, o menor número de roubo a pedestre em relação aos últimos dez anos. Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) mostram que a queda neste período foi superior a 50%. A queda é um resultado da somatória entre o policiamento ostensivo e investigativo com os investimentos realizados pelo Governo do Estado em efetivo e tecnologia.
Os números registrados pelo Centro Integrado de Estatística da SSP-AM (Ciesp/SSP-AM) mostram que, em 2015, o Amazonas chegou a registrar entre janeiro a julho, um total de 19.402 roubos, que representava uma média de 2,7 mil roubos por mês.
Este ano, neste mesmo período, o Amazonas contabilizou 9.860, o que corresponde a uma queda de 50,82%. O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Klinger Paiva, destaca que o ingresso de mais de mil soldados formados em 2024 reforçou os trabalhos de policiamento ostensivo.
Tecnologias e estatísticas
O secretário Vinícius Almeida lembrou que o incremento das tecnologias adquiridas pelo Governo do Estado aplicadas ao trabalho policial, também contribuíram para a redução dos números. Uma das tecnologias que contribuíram no trabalho policial está aplicada no Programa RecuperaFone.
Conforme o coordenador do Ciesp, Rouget Britto, o roubo a pedestre, na maioria das vezes, é praticado com intuito de roubar o celular das vítimas. A partir da implantação do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celular (Nirc), houve a queda do número de roubos desses aparelhos e, consequentemente, aos pedestres.
Rouget destacou que para constituir com o trabalho ostensivo e preventivo da PMAM, a SSP-AM realiza, periodicamente, reuniões com comandantes das Companhias Interativas Comunitárias (Cicom), onde são exibidas as áreas onde há aumento dos indicadores criminais.
Com informações da assessoria
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!