Amazonas recebe 10 mil doses da Coronavac para uso na Pesquisa CovacManaus

O Governo do Amazonas recebeu, na manhã desta quarta-feira (17), no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, 10 mil doses da vacina CoronaVac, para uso na pesquisa CovacManaus, que é um estudo de antecipação da vacinação. O Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), investiu R$ 2 milhões nesta pesquisa, que irá abranger pessoas entre 18 e 49 anos, com e sem comorbidades. Participarão profissionais das áreas de educação e segurança pública lotados em Manaus.

Leia mais

O governador Wilson Lima esteve no local e falou sobre as doses destinadas à pesquisa CovacManaus. “Nós estamos recebendo uma doação de 10 mil doses do Butantan, destinadas para profissionais da área de educação do Estado, e também da segurança pública, que têm entre 18 e 49 anos de idade e que possuem algum tipo de comorbidade”, destacou.

Leia mais

Sobre a importância da pesquisa para o Amazonas, o secretário Marcellus Campêlo, titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), esclarece que o estudo ajudará na identificação do impacto da antecipação da aplicação da vacina em pessoas com comorbidades na prevenção das formas graves da doença, em Manaus, onde predomina a variante P.1 do vírus.

Leia mais

“Nós vamos pesquisar a população de 18 a 49 anos de idade com comorbidade. Nós tivemos uma incidência maior dessa população de internações, inclusive de óbitos, agora nessa segunda onda da pandemia, então essa pesquisa vem muito a contribuir para entender o que está acontecendo, inclusive a influência da variante P.1 em relação a essa população”, disse o secretário.

Leia mais

Sendo um dos condutores da pesquisa, o médico infectologista da FMT-HVD e especialista em saúde pública da Fiocruz, Marcus Lacerda, esclarece que o estudo conta com a participação de pesquisadores da FMT-HVD e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Conforme Lacerda, a vacinação dos profissionais será realizada nas dependências da Escola Normal Superior, da UEA.

Leia mais

“Amanhã já, quinta-feira (18), começamos por faixa etária com 49 anos de idade, na sexta-feira (19) com 48 anos de idade, e todas as semanas haverá um calendário específico de faixas etárias por dia, para que a gente possa atender esse grande público da Secretaria de Educação do Estado, da Universidade do Estado do Amazonas e da Secretaria de Segurança Pública, profissionais na ativa lotados no município de Manaus”, pontuou o pesquisador.

Leia mais

Parâmetros – Ao longo da pesquisa, as pessoas com comorbidade receberão as duas doses da vacina. Já as que não apresentam comorbidades receberão acompanhamento periódico com avaliação clínica e exames sorológicos.

Leia mais

Critérios de participação

Podem participar do estudo servidores efetivos da UEA, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto e da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Polícias Civil e Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e Corpo de Bombeiros Militar, com idades entre 18 e 49 anos, que atuam em Manaus.

Leia mais

“A nossa equipe está aguardando todos os funcionários entre 18 e 49 anos dessas secretarias e da UEA. Essa triagem de comorbidades será feita no local, as pessoas serão pesadas e medidas, a fim de se observar a obesidade, e laudos médicos de diabetes, hipertensão ou alguma outra doença listada pelo Ministério, as pessoas devem trazer o seu laudo para a nossa unidade”, esclareceu Marcus Lacerda.

Leia mais

As pessoas com comorbidade receberão as duas doses da vacina. Já as que não apresentam comorbidades receberão acompanhamento periódico com avaliação clínica e exames sorológicos.

Leia mais

Mais detalhes do estudo também serão divulgados nas redes sociais do grupo de pesquisa (@ipccb). A iniciativa contará com uma ouvidoria presencial e virtual (ouvidoria.covacmanaus@gmail.com), para dúvidas, sugestões e críticas.

Leia mais

Plano de Imunização

Além das 10 mil doses da CoronaVac destinadas à pesquisa, chegaram nesta manhã, também, 49.600 doses para dar continuidade à vacinação das pessoas pertencentes aos grupos prioritários neste momento no estado do Amazonas.

Leia mais

As informações são da assessoria

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Manaus Alerta