Amazonas inicia 2026 com 54 novas leis estaduais focadas em saúde, sustentabilidade e direitos

O Amazonas deu início ao ano de 2026 com um significativo avanço legislativo, após a sanção de 54 novas leis pela Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) e sancionadas pelo Governo do Estado. As novas normas visam fortalecer áreas essenciais como saúde, sustentabilidade, direitos das mulheres, educação e segurança pública.

Leia mais

Entre as medidas aprovadas em janeiro, destacam-se leis que garantem atendimento prioritário a pessoas com Epidermólise Bolhosa, incentivam a implementação de telhados verdes, reforçam o combate à violência institucional contra mulheres, criam programas de orientação profissional para jovens da rede estadual e regulamentam o uso de sprays não letais para defesa pessoal feminina.

Leia mais

Saúde e inclusão para pessoas com Epidermólise Bolhosa

A Lei nº 8.037/2026 assegura atendimento prioritário em órgãos públicos, unidades de saúde, escolas, estabelecimentos comerciais e outros espaços de atendimento ao público para pessoas diagnosticadas com Epidermólise Bolhosa. A deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis, autora da proposta, ressalta que a lei busca garantir inclusão e tratamento digno a esse grupo.

Leia mais

Sustentabilidade urbana com telhados verdes

Na esfera ambiental, a Lei nº 8.041/2026 institui a Política Estadual de Incentivo à Implementação de Telhados Verdes. O objetivo é melhorar o conforto térmico das cidades, mitigar os impactos de chuvas intensas e promover a sustentabilidade urbana através da cobertura vegetal em edificações.

Leia mais

Combate à violência institucional contra mulheres

A Lei nº 8.042/2026 estabelece diretrizes para prevenir e combater a violência institucional contra mulheres. A norma define como violência ações ou omissões de agentes públicos que resultem em violação de direitos ou atendimento inadequado. Conforme explica a deputada Alessandra Campelo, autora da lei, haverá capacitação contínua de servidores para um atendimento humanizado.

Leia mais

Orientação profissional para a juventude

Voltada para os jovens, a Lei nº 8.070/2026 cria o projeto “Profissão Jovem” na rede estadual. O programa oferecerá orientação vocacional e preparação para o mercado de trabalho aos estudantes do ensino médio, com foco especial no último ano, através de atividades pedagógicas e apresentação de carreiras.

Leia mais

Defesa pessoal feminina com sprays não letais

Em segurança pessoal, a Lei nº 8.071/2026 regulamenta a comercialização de sprays de extratos vegetais para defesa pessoal feminina. Reconhecidos como equipamento não letal, a venda será permitida a mulheres a partir de 16 anos (com autorização de responsável para menores de 18) e exclusiva em farmácias, mediante apresentação de documento oficial, visando maior controle.

Leia mais

Com informações da assessoria

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Manaus Alerta