Alunos de escolas estaduais irão representar o Amazonas no Parlamento Juvenil do Mercosul em Brasília

Alunos de três escolas estaduais de Manaus foram eleitos representantes do Amazonas nas etapas nacional e internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) 2025, iniciativa que visa oferecer um espaço para o protagonismo juvenil em discussões sobre os sistemas educacionais dos países que integram o Mercosul. Os estudantes participarão do encontro nacional, em Brasília, entre os dias 26 a 30 de maio.

Leia mais

Durante a primeira etapa, os estudantes apresentaram um projeto autoral, com a orientação de um professor, focado no estímulo à participação juvenil no ambiente escolar. Os projetos foram avaliados seguindo os critérios de originalidade, relevância para a comunidade escolar e viabilidade de execução, além de se enquadrarem, também, ao tema desta edição do PJM: “A integração regional e as mudanças climáticas”.

Leia mais

Trabalhando a educação ambiental

A eleição aconteceu entre os dias 26 a 28 de fevereiro de 2025, após os alunos selecionados terem participado de um período de campanha eleitoral. Eleito em 1º lugar, o aluno Luisangel Uriel Moreno, da Escola Estadual (EE) Karla Patricia Barros de Azevedo, localizada na zona oeste de Manaus, desenvolveu, com orientação do professor Evandro Oliveira Reis Júnior, o projeto “Mãos para a semeadura: Jovens em Ação pelo meio ambiente”.

Leia mais

“Ver meus colegas se unindo ao projeto e compartilhando ideias tem sido incrível. A participação ativa deles não só enriquece o processo, mas também fortalece nosso senso de comunidade. Cada um traz sua própria perspectiva e criatividade, tornando nosso projeto ainda mais especial”, afirmou o aluno Uriel Moreno.

Leia mais

O projeto busca promover o protagonismo ambiental nos estudantes por meio da construção de um Jardim Sensorial nas dependências da escola, que pode ser aproveitado pelos alunos para o desenvolvimento de uma educação ambiental. A ideia de Uriel Moreno é que o projeto sirva de exemplo para as demais escolas de Manaus.

Leia mais

“Como professor eu acho que é extremamente importante para os alunos participarem, tomarem partido de suas ideias, fazerem parte da sociedade, principalmente quando a gente pensa na fala dos alunos, deles serem ouvidos”, afirmou o professor Evandro Oliveira, responsável por orientar o aluno durante o projeto.

Leia mais

Integração estudantil

Eleita em segundo lugar, a aluna Maria Luiza Bezerra Vieira, da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Ten. Coronel Cândido José Mariano (CMPM V), localizada na zona centro-sul de Manaus, foi orientada pelo professor de biologia Marcelo Castro da Silva no projeto “A merenda escolar que protege a Amazônia. Integrando estudantes da Pan-Amazônia para mitigar as mudanças climáticas”.

Leia mais

O objetivo do projeto é promover um intercâmbio de informações entre escolas, focando na implementação de um programa de merenda escolar regionalizada que utiliza produtos da sociobiodiversidade, como pirarucu e açaí, contribuindo para diminuição do desmatamento. A aluna conta que agora entende a importância da educação e do protagonismo juvenil na conscientização sobre sustentabilidade e segurança alimentar.

Leia mais

“O projeto consiste em fazer um intercâmbio de informações, transmitindo, passando diálogos, experiências, práticas, que ajudem a incentivar novas propostas tanto para nós, quanto para todo o Mercosul”, disse a aluna Maria Luiza.

Leia mais

Além de oferecer oficinas e atividades educativas, o projeto promoveu a troca de experiências entre estudantes e especialistas, fortalecendo a cidadania e a participação juvenil nas escolas.

Leia mais

“Nessa questão das mudanças climáticas a gente percebe que os jovens têm bastante interesse em participar ativamente, e esse projeto pretende realizar um intercâmbio de informações com esses jovens da América Latina, divulgando essas soluções práticas e inovadoras”, afirmou o professor Marcelo Castro.

Leia mais

Sustentabilidade em ação

Em terceiro lugar foi eleita a aluna Maria Eduarda Cavalcante, da 2ª série do Ensino Médio na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Senador Petrônio Portella, localizada na zona centro-oeste de Manaus. A aluna foi orientada pela professora Leonice Farias da Silva na execução do projeto “Recicla Pet: Conscientização e Sustentabilidade em Ação”

Leia mais

O Recicla Pet visa promover a conscientização ambiental e o empreendedorismo entre os alunos, utilizando garrafas PET recicladas para a criação de puffs e outros itens funcionais. O projeto busca combater o desperdício de plásticos e incentivar práticas sustentáveis na escola e na comunidade. O público-alvo são os alunos, suas famílias e a comunidade local.

Leia mais

“As minhas expectativas para a etapa nacional são muito boas porque é um período que eu sei que vai ser de muito aprendizado, e é o que eu espero, aprender mais com pessoas de outros estados, conhecer outras opiniões, ir com a mente aberta para absorver conhecimento, entender mais sobre o parlamento, e poder usar a voz dos jovens para tentar fazer a diferença”, declarou Maria Eduarda.

Leia mais

Por meio de atividades como palestras, coleta de garrafas PET e oficinas de reciclagem, o projeto pretende capacitar os participantes a adotarem hábitos mais sustentáveis e gerar alternativas econômicas e ecológicas, promovendo um futuro mais consciente e sustentável.

Leia mais

“Estou bastante confiante que ela (Maria Eduarda) vai ser capaz de implementar práticas sustentáveis e gerar alternativas econômicas e ecológicas com o projeto, buscando sempre esse futuro mais consciente para todos os envolvidos”, afirmou a professora Leonice Farias, orientadora da aluna.

Leia mais

Parlamento Juvenil do Mercosul

O PJM é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM), e proporciona aos jovens estudantes de redes públicas um espaço de encontro e diálogo que incentiva o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum.

Leia mais

O programa se propõe a ajudar os jovens a compreender o mundo, resolver problemas e atuar de forma cidadã, ética e responsável em sua comunidade e na sociedade. Além disso, os participantes desenvolvem competências e habilidades como domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações problema, construção de argumentação e elaboração de propostas.

Leia mais

Agora, alunos e professores se preparam para participar da Etapa Nacional do Parlamento, que acontecerá entre os dias 26 a 30 de maio de 2025, em Brasília. No mês de agosto de 2025, os alunos participarão da Etapa Internacional, em Foz do Iguaçu (PR).

Leia mais

Com informações da assessoria

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Manaus Alerta