Na quinta-feira (2), os Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) registraram um total de 5.261 atendimentos, com predominância de pacientes apresentando sintomas de síndromes gripais. A alta procura reflete o impacto sazonal do período chuvoso na região, intensificando os casos com perfil de Atenção Básica.
Dados da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM) indicam que o Amazonas contabilizou 242 casos de síndromes gripais e 171 hospitalizações apenas em dezembro de 2024. Este volume representa um aumento preocupante de 30% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 132 hospitalizações.
A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, destacou que 70% dos atendimentos realizados nas nove SPAs e na UPA poderiam ser resolvidos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
O governo estadual destacou a necessidade de fortalecimento da Atenção Básica para aliviar a pressão sobre os serviços de média e alta complexidade. A orientação é que pacientes com sintomas leves procurem as UBSs durante o horário de funcionamento regular.
Para quem apresentar sintomas gripais leves, as UBSs são a melhor alternativa. Em casos de agravamento, os SPAs e a UPA permanecem disponíveis para garantir atendimento rápido e eficiente à população.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!