142 municípios gaúchos enfrentam falta de diesel; prefeituras declaram emergência

Um levantamento recente aponta que 142 municípios no Rio Grande do Sul estão enfrentando escassez de diesel. A situação tem levado prefeituras a decretarem estado de emergência para garantir a continuidade de serviços públicos essenciais e mitigar os impactos econômicos.

Leia mais

Prefeituras em Estado de Emergência

Em Formigueiro, na região central do estado, a prefeitura declarou situação de emergência em 17 de março. A medida foi tomada devido à crise no abastecimento e ao aumento expressivo nos preços dos combustíveis, que já impactam o escoamento da safra agrícola, a manutenção de estradas rurais e serviços como saúde, transporte escolar e segurança.

Leia mais

Com o decreto, o município de Formigueiro poderá realizar compras emergenciais de combustíveis e priorizar o uso de máquinas para recuperação de estradas e apoio à colheita.

Leia mais

Tupanciretã, também na região central, seguiu o mesmo caminho e declarou situação de emergência administrativa no abastecimento de combustível em 19 de março. O objetivo é assegurar o funcionamento das atividades prioritárias frente às dificuldades de fornecimento.

Leia mais

Aumento de Preços e Fiscalização

O aumento abusivo nos preços dos combustíveis, especialmente do diesel, e a suspeita de funcionamento de cartéis em postos foram observados por consumidores e órgãos de defesa do consumidor após o início do conflito provocado pelos Estados Unidos e Israel contra o Irã no final de fevereiro.

Leia mais

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), está atuando em conjunto com os Procons de estados e municípios. Essas ações visam fiscalizar os postos de combustível devido aos aumentos considerados abusivos nas bombas de diesel e gasolina.

Leia mais

Um balanço divulgado na última sexta-feira (20) informou que os Procons estaduais e municipais, juntamente com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), já percorreram 179 municípios em 25 estados, fiscalizando 1.180 postos de um total de 41 mil estabelecimentos no país.

Leia mais

Com informações da Agência Brasil

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Manaus Alerta